A produção do fazer humano - saber, técnica, política

algumas aproximações

Authors

  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí
  • Cátia Regina Assis Almeida Leal Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Keywords:

polis, política, técnica, lei.

Abstract

Esse ensaio teórico debate expressões presentes no cotidiano deste século, que dadas ao seu caráter de presentificação, por vezes se encontram destituídas de historicidade. Identifica-se, dentre essas expressões: lei, técnica, política, saber, seus domínios e sua presentificação, e com eles uma negação do passado. Negar o passado é negar o presente e ignorar o futuro. Por isso, busca-se nesse ensaio debater os elementos históricos constitutivos desses termos, para compreender, à luz de referenciais teóricos considerados clássicos, qual sentido elas ganham no presente. Apesar da incursão proposta, sabe-se que, historicamente e entre autores e categorias de análises possíveis, há uma multiplicidade de significados sobre os termos em questão e os seus usos no campo da política, parecem prosseguir presentificados.

Author Biographies

Luciene Lima de Assis Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1981), Mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005). Foi professora na Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí no período de 1986 a 2009. É Professora Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí desde 1990 e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG, desempenhando também a função de Coordenadora do referido Programa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor para ciências e para matemática e atua principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, políticas de educação tecnológica. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e Matemática (Nepecim).

Cátia Regina Assis Almeida Leal, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Professora da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí nos cursos de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Regional Jataí. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

References

ALVES, C. Poesias completas: espumas flutuantes, os escravos, a cachoeira de Paulo Afonso, poesias diversas. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

______. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

______. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida, 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

COMÉNIO, J. A. Didática magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

HERÁCLITO DE ÉFESO. Os pré-socráticos: fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores)

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PLATÃO. Diálogos. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores)

ROUSSEAU, J.-J. O contrato social: princípios de direito político. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s.d. (Coleção Edições de Ouro).

______. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SHIROMA, E. O. et al. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

ULHÔA, J. P. de. Rousseau e a utopia da soberania popular. Goiânia: Editora da UFG, 1996.

Published

2016-06-30

How to Cite

Lima de Assis Pires, L., & Assis Almeida Leal, C. R. (2016). A produção do fazer humano - saber, técnica, política: algumas aproximações. Revista Tecnia, 1(1), 33–48. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/380

Issue

Section

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes

Categories