Organização escolar em ciclos:

estado do conhecimento

Autores

  • Thamara Maria de Souza Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Robson Borges Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)

Palavras-chave:

Educação, Organização Escolar em Ciclos, Estado do Conhecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os resultados obtidos pelas pesquisas realizadas no país sobre a implementação da política de organização escolar em ciclos. Para obtenção dos dados foi realizada busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 19 a 25 de outubro de 2018, aplicando o recorte temporal de 2005 a 2018 e utilizando o seguinte descritor: organização escolar em ciclos. Conclui-se que, embora, a reintrodução dos ciclos no sistema escolar represente a possibilidade da superação das limitações impostas pela escola graduada, uma vez que investe na continuidade do processo de aprendizagem ao invés de sua interrupção. Muito ainda precisa ser feito para que haja o alinhamento entre os pressupostos teóricos que fundamentam a organização da escolaridade em ciclos e a prática real.

Biografia do Autor

Thamara Maria de Souza, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Possui graduação em Pedagogia - com habilitação em Orientação Educacional e Administração Escolar pela Universidade Católica de Brasília (2000). É psicopedagoga Clínica e Institucional pela UnB (2002). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UCB (2007). Especialista em Gestão Pedagógica pela PUC/PR. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2019).

Robson Borges Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Relações Públicas, Jornalista, especialista, mestre e doutor em Comunicação. Carreira de bancário, gestor público, docente e pesquisador. Atividades na UCB: - Coordenador graduação e NDEs: Jornalismo (2021-atual), Publicidade e Propaganda (2021-atual); Design Visual (2021-2024); e Cinema e Mídias Digitais (2023-2024) - Coordenador de 5 Laboratórios em Comunicação (TV, Rádio, Gráfico, Foto, Edição), no Centro de Rádio e TV (CRTV) (2022-2024) - Coordenador do Núcleo de Arquitetura e Comunicação (NCA)  Atual assessor e já coordenou o mestrado profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa (PPGCOM) (2021-2023)  - Liderou mudança estrutural para todos os cursos de Comunicação terem compulsoriamente como disciplinas obrigatórias: SEO e Google Analytics; Tráfego Pago; UX Design para Mídias Digitais e Gestão de Mídias Digitais. Atuou com performance no Sistema Financeiro (Escrituração Contábil e Bancária), no Sistema Educacional (IESB, UCB, UnB, CECB, FICR, Cespe, INEP, ENEM, ENADE), no cenário de CT (Capes, CNPq, FAPDF) e em Gestão Pública (Licitações e Contratos), no âmbito distrital e federal (BRB, MPOG e Comprasnet). Membro de júri frequente em premiações nacionais de: Comunicação Organizacional no Poder Judiciário (CONBRASCOM / FNCJ); Jornalismo e Reportagem (CNBB); Pesquisa e Extensão (EXPOCOM / INTERCOM). Experiência profissional em Gestão Pública: Concursado do Banco de Brasília (BRB), atuou no sistema bancário com rotinas administrativas, contábeis, de vendas e de marketing (agências L2 Sul, SIA e matriz). Aos 22 anos foi chefe de equipe na retaguarda bancária da agência BRB SIA. Também trabalhou com assessoria de imprensa governamental (Ministério do Planejamento, MPOG) e em organismos da internet (Comprasnet, o Portal de Compras e Licitações do Governo Federal): dentro da estrutura de Governança Eletrônica e Transparência (parte do sistema E-Gov) com foco em Governança para o Cidadão (G2C), Estado (G2G) e Mercado (G2B), no âmbito da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI/MPOG). Experiência profissional em Ciência e Educação Superior: Professor e pesquisador em 2 programas de pós-graduação: área de Comunicação (2014-atual) e de Educação (2018-2021). Membro do Conselho Geral da COMPOS (2021-2023) e da Rede Ibero-Americana Interdisciplinar de Economia Criativa (ESPM, FEEVALE, UNICAP, UCB, UCP-Portugal, UFRGS, UNIPAMPA, UFV) (2021-2023). Formou 20 mestres. Já participou de mais de 80 bancas de mestrado e de doutorado. Ministra 7 disciplinas em mestrado e 16 em graduação. Mais de 80 artigos científicos publicados. 3 livros publicados: um deles pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Editor da Comunicologia (B1)(atual), membro do conselho editorial E-Compós (A2)(2018-2020) e Encuentros (A2 - Colômbia)(atual). Parecerista ad hoc em mais de 20 periódicos e em agência de fomento: FAPDF e CNPq. Avaliador do Guia do Estudante (Grupo Abril) dos cursos: Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, no centro-oeste. Organizou eventos científicos de grande porte, tais como ENECOM 2001 (UCB), INTERCOM 2006 (UnB), I MEJOR 2011 da SBPJor (UnB), Intercom Centro-Oeste 2014 (UCB), COMPOS 2015 (orçamento de quase 500 mil reais), Interprogramas SECOMUNICA e CONECOM. Domina técnicas e métodos de pesquisa acadêmica (netnografia, pesquisa de opinião, grupo focal, técnica Delphi) e em PPG profissional já fez pesquisas aplicadas sobre Estratégia e Gestão Comunicacional na Caixa, CGU, MPU, FNDE, CADE, Banco do Brasil, Ministério da Defesa, Correios (ECT), CNI, SEFAZ/DF, SEDF, Bancorbrás, CNBB, SBPT, UBEC, UnB, UCB, IFB.

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Publicado

30.12.2021

Como Citar

Maria de Souza, T., & Borges Dias, R. (2021). Organização escolar em ciclos:: estado do conhecimento. Revista Tecnia, 6(2), 34–53. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1020

Edição

Seção

Educação e Ensino