O Ensino de Ciências/Química na Educação Infantil:
em foco "os materiais"
Keywords:
Ensino de ciências, Ensino de química, Educação InfantilAbstract
De modo geral, compreendemos que todos os indivíduos precisam aprender ciências para o exercício da cidadania, o que se aplica especialmente às crianças na medida em que elas demonstram uma curiosidade sobre os fenômenos que ocorrem à sua volta e sentem uma necessidade de explicações sobre esses fatos. O presente trabalho é parte de uma pesquisa-ação desenvolvida como trabalho de conclusão de curso em um instituto federal no ano de 2016 com o objetivo de avaliar a intervenção pedagógica de uma licencianda em Química, realizada na educação infantil sobre o tema “materiais e suas transformações”. A pesquisa foi desenvolvida por meio de duas aulas com crianças de 5 anos, nas quais foram coletados dados por meio de diário de campo e registro em áudio. Como resultado, observou-se que as crianças dessa faixa etária conseguem desenvolver ideias iniciais sobre a matéria que favorecem a compreensão de fenômenos químicos. Nesse sentido, apontamos que é possível introduzir conceitos químicos na educação infantil, de modo que possam fomentar a curiosidade e a criatividade das crianças, além de contribuir para o processo de argumentação delas.
References
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Sec 1, p. 27833-27841.
_____. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_____. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_____. Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Sec 1, p. 1.
_____. Política Nacional de Educação Infan¬til: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. Brasília: MEC/SEB, 2006a.
_____. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006b.
_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
_____. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer do Conselho Pleno n. 09 de 8 de maio de 2001. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 maio 2001. Disponível em : <http://portal.mec.gov.br/cne/
arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2017.
_____. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer do Conselho de Educação Básica n. 20 de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Nacionais Curriculares para a educação infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 dez. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?
option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category
_slug=dezembro-2009-pdf<emid=30192>. Acesso em: 21 jul. 2017.
COELHO, M. R.; SILVA, C. M.; CAVALCANTE, P. S. Ciências na Educação Infantil: da concepção à prática. Caderno de Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia. UFPE-Recife-PE, v. 2, p. 1-25, 2007.
DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. I. P. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série – Estudos – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, n. 32, p. 205-221, 2011.
DIONNE, H. A Pesquisa-Ação para o Desenvolvimento Local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Construindo o Conhecimento Científico na sala de aula. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 9, p. 31-40, 1999.
DUARTE, L. F. Desafios e Legislações na Educação Infantil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 9, 2012, Caxias do Sul. Anais. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012, p. 1-12.
FIN, A. S.; MALACARNE, V. A concepção do ensino de ciências na educação infantil e as suas implicações na formação do pensamento científico no decorrer do processo educacional. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, 1, 2012, Maringá. Anais. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012, p. 1-9.
LIMA, M. E. C.; LOUREIRO, M. B. Trilhas para ensinar ciências para crianças. Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2013.
MORAES, R.; RAMOS, M. G. O Ensino de Química nas Séries Iniciais: Ampliando e diversificando o conhecimento do mundo. In: PAVÃO, A. C. (Org.). Ciências: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010, p. 43-60.
SAISI, N. B. Subsídios para uma reflexão sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Material didático do PEC-Municípios. São Paulo, 2003, p. 101-106.
SILVA, C. V. M., FRANCISHINI, R. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para criança no Brasil. Praxis educacional. Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 254-276, 2012.
TRIPP, D. Pesquisa-Ação: Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n. 3, p 443-466, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.