Condições de trabalho, saúde e adoecimento docente:
presenteísmo e absenteísmo em escolas de Ensino Médio na região central de Rio Branco/AC
Keywords:
Condições de trabalho, Ensino Médio, Saúde e adoecimento, Presenteísmo, AbsenteísmoAbstract
O artigo é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em escolas estaduais localizadas na área urbana de Rio Branco - AC, que teve como objetivo analisar a relação entre as condições do trabalho docente no Ensino Médio e suas possíveis associações com o adoecimento físico e mental dos professores, determinante do presenteísmo e do absenteísmo laboral. Participaram como sujeitos professores efetivos e temporários atuantes no Ensino Médio, nas escolas da área central - Regional I. O estudo constatou a intensificação no trabalho dos professores; comprovou que as condições de trabalho, nessas escolas, estão associadas ao adoecimento e são geradoras do absenteísmo e do presenteísmo laboral e; não existe iniciativas institucionais nem políticas públicas de atenção à saúde dos sujeitos.
References
ABREU, R. M. D.; SIMÕES, A. L. A. Ausências por adoecimento na equipe de enfermagem de um hospital de ensino. Ciência cuidado e saúde. v.8, n.4, p.637-44, 2009.
ALTOÉ, A. Políticas institucionais e seus desdobramentos sobre o trabalho docente: absenteísmo e presenteísmo. 2010. 138p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
ARAÚJO, J. P. Afastamento do trabalho: absenteísmo e presenteísmo em uma Instituição Federal do Ensino Superior. 2012. 123p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
ASSUNÇÃO, A. A; OLIVEIRA, D. A. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009.
BATISTA, J.B.V; CARLOTTO, M. S.; COUTINHO, A. S.; et al. Saúde do professor do ensino fundamental: uma análise de gênero. Caderno de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 657-674, 2009.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COSTA, G. L. M.; OLIVEIRA, D. A. Trabalho Docente no Ensino Médio no Brasil. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 727-750, jul./dez., 2011.
CRUZ, R. M.; LEMOS, J. C. Atividade docente, condições de trabalho e processos de saúde. Revista Motrivivência, ano XVII, n 24, p. 59-80, jun./2005.
CURY JUNIOR, C. H. Qualidade de vida no trabalho e subjetividades docentes. Revista Evidência, v. 6, n. 6, p. 89-110, 2010.
DELCOR, N. S.; ARAÚJO, T. M.; REIS, E. J. F. B.; et al. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 01, jan./fev., 2004.
FAVA, L. R. Absenteísmo e Presenteísmo. O seu Portal de Gestão. Carreira/qualidade de vida. São Paulo, set. de 2007. Disponível em: http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=6&canallocal=53&canalsub2=177&id=839 Acesso em: 21 mar. 2010.
GRATIVOL, Kariny. Jornada sem fim. Criativa. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008. Disponível em: http://revistacriativa.globo.com/Criativa/0,19125,ETT917427-4241,00.html. Acesso em: 09 jun. 2008.
LANDINI, S. R. Professor, trabalho e saúde: as políticas educacionais, a materialidade histórica e as consequências para a saúde do trabalhador-professor. Revista Colloquium Humanarum, v. 4, n. 1, p. 08-21, jun., 2007.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80 p.
PASCHOALINO, J. B. Q. Matizes do mal-estar dos professores do Ensino Médio. 2007. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós Graduação em Educação, Belo Horizonte.
PENTEADO, R. Z. Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre a saúde vocal. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 12, n. 1, p. 18-22, 2007.
PEREIRA, E. F.; TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, A.; et al. Qualidade de vida e saúde dos professores de educação básica: discussão do tema e revisão de investigações. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 17, n. 2, p. 100-107, 2009.
REIS, E. J. F. B.; ARAÚJO, T. M.; CARVALHO, F. M.; et al. Docência e exaustão emocional. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 229-253, jan./abr. 2006.
RIBEIRO, I. Q. B.; ARAÚJO, T. M.; CARVALHO, F. M.; et al. Fatores ocupacionais associados à dor musculoesquelética em professores. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 35, n. 1, p. 42-64, jan./mar., 2011.
SANTOS, M. N.; MARQUES, A. C. Condições de saúde, estilo de vida e características de trabalho de professores de uma cidade do sul do Brasil. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 3, p. 837-846, 2013.
SANTOS, M. N.; MARQUES, A. C.; NUNES, I. J. Condições de saúde e trabalho de professores no ensino básico no Brasil: uma revisão. Revista Digital, Buenos Aires, ano 15, n. 166, março 2012.
SOUZA, D. L. Professor, trabalho e adoecimento: políticas educacionais, gestão do trabalho e saúde. São Carlos. Trabalho de Conclusão de Curso – UFSCAR, 2007.
VEDOVATO, T. G.; MONTEIRO, M. I. Perfil sociodemográfico e condições de saúde e trabalho dos professores de nove escolas estaduais paulistas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 290-297, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.