Percepções sobre as contribuições do ensino da Arte na educação básica profissional e tecnológica
Keywords:
Ensino da arte, Educação básica profissional e tecnológica, Currículo integradoAbstract
O presente artigo tem como objetivo delinear por meio do estado da arte como está o ensino da arte na educação básica profissional e tecnológica. Ao analisar pesquisas brasileiras em um período de dez anos foram encontradas dez produções acadêmicas que possuem em comum o tratamento e a problematização do ensino da arte na educação profissional. A partir deste delineamento, ao analisar as produções foi possível categorizá-las segundo as percepções dos autores em relação às contribuições que o ensino da arte traz para a educação profissional e tecnológica. Os resultados obtidos foram importantes, pois trazem os desafios pertinentes ao currículo integrado nos cenários dos Institutos Federais e de como os professores de arte e as políticas educacionais percebem e trabalham com o ensino da arte neste viés.
References
ALVES, R. A Experiência em Arte no Ensino Técnico: Investigações para uma aprendizagem significativa, 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) Universidade Federal de Pernambuco, 2016.
AMARAL, C. Arte e Educação Profissional do Brasil: desafios para docência. Revista Pensamiento, palavra y obra,v.1, n. 15, jan-jun, 2016.
AMARAL, C. Arte e Ensino tecnológico: Deslocamentos para pensar a formação docente, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
ARANTES, P. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora SENAC. 2005.
BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Ed.Cortez, 2007.
BARBOSA, A; COUTINHO; R. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez. 2008
CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: Uma introdução. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2005.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Revista Trabalho necessário, v.3, n.3, p.1-20, 2005.
DOMINGUES, D. Criação e interatividade na ciberarte. São Paulo: Ed. Experimento. 2002.
FARIAS, A; AMARAL, G. Arte e informática criando interdisciplinariedade para uma educação tecnológica complexa. Revisa Pensamiento, palavra y obra, n.16, dez-jul, 2016.
FIGUEIRÓ, N. Concepções no Ensino Técnico: Uma proposta para o contemporâneo. 2013. Trabalho de Conclusão (Especialização em Pedagogia da Arte) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Ed.Graal, 1998.
GUIMARÃES, A. Avessos da docência em Artes Visuais. 2018. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, 2018.
HOBSBAWM, E. O Mundo do Trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.
JANEIRO, R. O Ensino da Arte no Nível Médio Integrado ao Técnico: das políticas às concepções práticas em duas instituições federais do Rio de Janeiro, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estácio de Sá. 2016.
O´DOHERTY, B. No interior do Cubo Branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2002.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado à formação profissional. Seminário sobre Ensino Médio, Natal, SEE-RN, 2008.
SANTAELLA, L; ARANTES, P. (Org.). Estéticas Tecnológicas: Novos Modos de Sentir. São Paulo: Ed. PUC-SP. 2008.
SILVA, M. Arte e Cultura no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, 2015 Dissertação (Mestrado em Cultura e sociedade) Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, 2015.
SOUZA, A.C; FERRAREZ, A.H. História em Quadrinhos na Educação Artística, Energética e Ambiental do PROEJA. Revista Holos, v.04, n. 33, jan-jul, 2017.
TELES, L. Produção Digital Colaborativa e Aprendizagem Curricular no Projeto PROEJA – TRANSIARTE. Revista Holos, Brasília, v. 02, n. 30, fev-mar, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.