Percepções sobre as contribuições do ensino da Arte na educação básica profissional e tecnológica

Authors

  • Luana Cassol Bortolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Catiane Mazocco Paniz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Keywords:

Ensino da arte, Educação básica profissional e tecnológica, Currículo integrado

Abstract

O presente artigo tem como objetivo delinear por meio do estado da arte como está o ensino da arte na educação básica profissional e tecnológica. Ao analisar pesquisas brasileiras em um período de dez anos foram encontradas dez produções acadêmicas que possuem em comum o tratamento e a problematização do ensino da arte na educação profissional. A partir deste delineamento, ao analisar as produções foi possível categorizá-las segundo as percepções dos autores em relação às contribuições que o ensino da arte traz para a educação profissional e tecnológica. Os resultados obtidos foram importantes, pois trazem os desafios pertinentes ao currículo integrado nos cenários dos Institutos Federais e de como os professores de arte e as políticas educacionais percebem e trabalham com o ensino da arte neste viés.

Author Biographies

Luana Cassol Bortolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2021) e graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é professora de arte - Secretaria Municipal de Educação Uruguaiana e coordenadora de formação continuada de arte da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, educação profissional e tecnológica, adolescente, grafismo do adolescente e ensino de arte.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Pedagogo, Especialista em Educação Especial (AH/SD), Mestre em Educação, Doutor em Educação ( UFSM/ Universidade de Lisboa). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, atua em cursos de Graduação e Pós-Graduação ( Especialização em Gestão Escolar e no Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT ) https://www.iffarroupilha.edu.br/informacoes-profept. Orienta estudos e pesquisas na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, com enfoque para as temáticas de Formação de Professores, Gênero, Diversidade e Inclusão. Estas produções podem ser encontradas no site do Grupo de Pesquisa em Formação Inicial e Continuada de Professores MAGMA, o qual coordena desde 2010 https://magma872.webnode.page/, bem como no https://www.researchgate.net/profile/Vantoir-Brancher.

Catiane Mazocco Paniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). É professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul. Atualmente é coordenadora Institucional do PIBID/IFFar e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do campus São Vicente do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( PROFEPT).Tem experiência na área de Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, estágios curriculares, formação de professores, PIBID, Organização e Memória na Educação Profissional e Tecnológica.

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Published

2019-12-27

How to Cite

Cassol Bortolin, L., Roberto Brancher, V., & Mazocco Paniz, C. (2019). Percepções sobre as contribuições do ensino da Arte na educação básica profissional e tecnológica. Revista Tecnia, 4(2), 117–134. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/928

Issue

Section

Educação e Ensino