Formar professores de Matemática com Pesquisa:

uma proposta interdisciplinar no Instituto Federal Catarinense

Authors

Keywords:

Pesquisa em Educação, Pesquisa Científica, Formação Inicial Docente, Licenciatura em Matemática

Abstract

Este texto se constitui em um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido na disciplina “Pesquisa em Educação” no curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul, em relação à formação docente com a pesquisa científica. Em uma discussão teórica sobre a importância e o papel da pesquisa científica na formação inicial docente, apresentam-se dados sobre uma proposta interdisciplinar de aprendizagem relativa à pesquisa em Educação em um curso de formação inicial de professores tendo como articulação a disciplina de Educação Especial. A pesquisa científica na licenciatura, dentre seus limites e possibilidades, é fundamental para o desenvolvimento da crítica constante e inacabável frente aos desafios e dilemas da profissão docente. Entre os resultados, para além dos cinco relatórios de pesquisa, destacam-se a comunicação e a troca de saberes e experiências que puderam proporcionar aos alunos e aos professores do curso um espaço de aprofundamento teórico e prático sobre a profissão docente em matemática.

Author Biography

Bruna Donato Reche, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Pedagoga (2012) e Mestra (2015) em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorada (2022) em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É professora efetiva do Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul, onde leciona nos cursos de Licenciatura. Tem experiência e interesse nas áreas: Artes e Formação de Professores, Sociologia da Arte, Sociologia do Trabalho, Formação Pedagógica Docente.

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Published

2019-12-27

How to Cite

Donato Reche, B. (2019). Formar professores de Matemática com Pesquisa:: uma proposta interdisciplinar no Instituto Federal Catarinense. Revista Tecnia, 4(2), 180–203. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/931

Issue

Section

Educação e Ensino