Formar professores de Matemática com Pesquisa:
uma proposta interdisciplinar no Instituto Federal Catarinense
Keywords:
Pesquisa em Educação, Pesquisa Científica, Formação Inicial Docente, Licenciatura em MatemáticaAbstract
Este texto se constitui em um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido na disciplina “Pesquisa em Educação” no curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul, em relação à formação docente com a pesquisa científica. Em uma discussão teórica sobre a importância e o papel da pesquisa científica na formação inicial docente, apresentam-se dados sobre uma proposta interdisciplinar de aprendizagem relativa à pesquisa em Educação em um curso de formação inicial de professores tendo como articulação a disciplina de Educação Especial. A pesquisa científica na licenciatura, dentre seus limites e possibilidades, é fundamental para o desenvolvimento da crítica constante e inacabável frente aos desafios e dilemas da profissão docente. Entre os resultados, para além dos cinco relatórios de pesquisa, destacam-se a comunicação e a troca de saberes e experiências que puderam proporcionar aos alunos e aos professores do curso um espaço de aprofundamento teórico e prático sobre a profissão docente em matemática.
References
BORGES, M. J. G. Discalculia e a Aprendizagem Em Matemática: Um Estudo de Caso com estudante do 4º Ano do Ensino Fundamental. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional). Universidade de Brasília: Brasília: 2015. 95p. Disponível em: <http://bdm.unb.br/handle/10483/11129>. Acesso em: 29 de setembro de 2016.
CUNHA, Renata Barrichelo; PRADO, Guilherme do Val Toledo. A produção de conhecimento e saberes do/a professor/a-pesquisador/a. Educar, Curitiba, n. 30, p. 251-264, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n30/a16n30>. Acesso em: 29. jul. 2014.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção social do individualismo na profissão docente: como transcender as fronteiras tradicionais da identidade dos professores? In: Revista educacional PUC-Campinas, Campinas, maio/ago., 2015, p. 127-142.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pelas pesquisas como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Revista Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2015.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Projeto Pedagógico de Curso Superior – Licenciatura em Matemática. 2015. Disponível em: <http://matematica.ifc-riodosul.edu.br/>. Acesso em: 01 mai. 2019.
LÜDKE, Menga. Desafios para a pesquisa em formação de professores. In: Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 12, n. 37, p.629-646, set/dez. 2012.
______. O professor e a pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 2003.
______; ANDRÉ, Marli. A pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2016.
MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Orgs.). Avaliação por triangulação de métodos – abordagens de programas sociais. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.
______. Hermenêutica-dialética como caminho do pensamento social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira (Orgs.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002, p. 83-107.
NÓVOA, Antônio. Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em Educação? Revista Educação em Pesquisa, v. 41, n. 1, p. 263-272, jan./mar. 2015.
PANIARGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 771-792, abr./jun. 2017.
PAOLI, Niuvenius Junqueira. Elementos para uma proposta de padrão de trabalho em nível de graduação: ensino com pesquisa. In: Seminário Paranaense de Licenciaturas, Maringá, UEM, 1993. Conferência proferida no Seminário Paranaense de Licenciaturas, Maringá, UEM, 1993. Disponível em: <http://moodle.stoa.usp.br/file.php/1222/texto_ensinar_com_pesquisa_niuvenius.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2018.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, Lais. A discalculia na perspectiva de professores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de Paranavaí-PR. Paraná. 2014. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4494/1/MD_EDUMTE_2014_2_131.pdf>. Acesso em: 26 de outubro 2017.
SILVEIRA, 2017. IFC é o 3º melhor Instituto Federal do Brasil para cursar ensino superior, 2017. Disponível em: <http://noticias.ifc.edu.br/2017/11/28/ifc-e-o-3o-melhor-instituto-federal-do-brasil-para-cursar-ensino-superior/>. Acesso em: 01 mai. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.