Hipertexto e gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa:

e a formação de professores?

Autores

  • Andréa Beatriz Hack de Góes Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Formação de professores, Leitura, Escrita, Hipertexto, Gêneros digitais

Resumo

O uso da tecnologia na atualidade modifica comportamentos, modos de vida e de produção e também traz profundas mudanças estruturais ao texto, diante da mescla de linguagens no espaço do hipertexto. Tal reconfiguração das formas de linguagem provocou a ressignificação e o deslocamento dos sujeitos autor e leitor no contexto da cibercultura. Diante de tantas mudanças, pergunta-se: está a escola preparada para trabalhar com novas formas de leitura e escrita? Os recursos e ferramentas oferecidos na web têm tido lugar nas aulas de Língua Portuguesa? Estão os professores preparados para lidar pedagogicamente com eles? Tendo tais questionamentos como mote de nossa pesquisa em andamento, nós nos propomos a refletir neste artigo sobre o uso pedagógico da tecnologia e sobre o trabalho com o hipertexto e gêneros digitais nas aulas de língua materna, com foco na formação de professores. Com esta pesquisa, que se desdobra em três frentes, pretendemos investigar como se dá a formação de professores nos cursos de Licenciatura em Letras em funcionamento na cidade de Salvador (BA), buscando verificar se os cursos selecionados têm em suas grades curriculares disciplinas que abordem especificamente as relações entre língua e tecnologia, hipertexto e gêneros digitais. A hipótese de que esses elementos têm ainda ficado excluídos das instâncias de formação vem sendo confirmada pelos dados já obtidos e resultados preliminares, que serão objeto de análise e reflexão neste trabalho.

Biografia do Autor

Andréa Beatriz Hack de Góes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Letras Português e Inglês com suas Respectivas Literaturas pela Universidade de Cruz Alta (1999), Especialização em Ensino Religioso pela Escola Superior de Teologia - EST de São Leopoldo (2002), Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2006 e 2010, respectivamente). Tem experiência na área de Letras, tendo atuado na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Superior, bem como na Pós-Graduação. Foi tutora à distância em cursos de Graduação na modalidade EAD e professora autora de material didático UNEB-BA). Trabalhou na Estácio FIB em diversos cursos. Atualmente é professora Adjunta da UFBA, regime DE, lotada no Instituto de Letras - Departamento de Letras Vernáculas. Trabalha com componentes relacionados à Língua Portuguesa, diversidade cultural e oficina de leitura e produção de textos e textos acadêmicos. Tem interesse na formação de professores e desenvolve pesquisa na área de tecnologias aplicadas à educação, hipertexto e letramentos digitais. Ministrante de minicursos, oficinas e cursos de extensão e formação continuada para professores da educação básica e estudantes de Letras. Professora colaboradora do PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras) da UFBA e coordenadora de colegiado da graduação em Letras.

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Publicado

20.06.2018

Como Citar

Beatriz Hack de Góes, A. (2018). Hipertexto e gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa:: e a formação de professores?. Revista Tecnia, 3(1), 142–158. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/906

Edição

Seção

Educação e Ensino