A visão de ciência na antiguidade:

proximidades e distanciamentos entre Andery et al. (2007) e Harrison (2017)

Autores

  • Nathália Vieira Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências, Visão de Ciência

Resumo

A possibilidade de utilização da história e da filosofia da ciência como estratégia pedagógica para o ensino de ciências é um tema que tem sido discutido no atual contexto educacional brasileiro. Diante das potencialidades e das limitações de tal estratégia, destaca-se a necessidade de cautela no que se refere aos tipos de narrativas históricas utilizadas e à forma de abordagem de questões complexas que permeiam a história da humanidade. Em vista disso, este artigo tem como propósito fazer uma análise comparativa entre duas obras, Andery et al. (2007) e Harrison (2017), no que compete à visão de atividade científica existente no contexto da Idade Antiga no Ocidente. Compreendendo as limitações de diálogos entre diferentes autores, os quais possuem diferentes visões de mundo, assume-se que a tentativa de complementaridade de perspectivas e o reconhecimento das divergências se estabelecem como uma atividade benéfica para o aprimoramento da visão histórica de ciência. Conclui-se que a ciência é historicamente influenciada pelos diferentes elementos que cercam os sujeitos que a produzem, fazendo com que esse empreendimento humano adquira funções e características singulares em cada período da história.

Biografia do Autor

Nathália Vieira Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestranda pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no Programa de Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG). Professora da rede particular de educação básica. É integrante do Grupo de Pesquisa Colligat - (Re)Pensando a Formação de Professores de Ciências e Biologia (UFG/CNPq). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica para as Licenciaturas - PROLICEN/UFG, realizando pesquisas no campo de Educação em Ciências e Formação de Professores. Foi colaboradora no projeto de investigação da História da Ciência (HC) em livros didáticos do ensino de ciências nos anos iniciais (PIBIC). Foi bolsista por três anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da CAPES/UFG, trabalhando com o tema História e Filosofia da Biologia. Tem interesses na área de História e Filosofia da Ciência e Biologia, Epistemologia da Ciência e Educação em Ciências.

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (Campus Araraquara) (2010), mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2003), especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP (São Carlos) (2001) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Atualmente é professora Associada II do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o PIBID Biologia (2022-2024). É professora e vice coordenadora (2022/2024) do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG. Coordena o Grupos de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza (UFG) e participa, como pesquisadora, do grupo Grupo de Pesquisa em História da Biologia e Ensino (USP). Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência/Biologia e Ensino de Ciências e Biologia (a partir da Pedagogia Histórico Crítica).

Referências

ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

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Publicado

28.12.2018

Como Citar

Vieira Silva, N., & Sendin Moreira Guimarães, S. (2018). A visão de ciência na antiguidade:: proximidades e distanciamentos entre Andery et al. (2007) e Harrison (2017). Revista Tecnia, 3(2), 53–67. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/912

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes