Didactic books and historiography:
building relationships between school and academic knowledge to understand history teaching in brazilian authoritarian governments
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.300Keywords:
Ensino de História, Livro didático, HistoriografiaAbstract
A disciplina de História deseja direcionar alguns conteúdos e discussões pertinentes a formação dos estudantes, e consequentemente, o Ensino de História também. Logo, buscamos nesse estudo relacionar a produção historiográfica acadêmica sobre governos autoritários brasileiros no século XX, os saberes didáticos nos manuais escolares de história e o Ensino de História. Utilizamos como referencial teórico o historiador alemão Jörn Rüsen a partir das quatro constituições de sentido: percepção, interpretação, orientação e motivação e como metodologia análise de conteúdos nos materiais didáticos.
References
ALLIEU, N. De lHistoire dês chercheurs à lHistoire scolaire. In: DEVELAY, M. Savoirs scolaires et didactique dês disciplines: une encyclopédie pour aujourdhui. Paris: ESF Editeur, 1995.
BARCA, Isabel. Educação Histórica: Uma nova área de investigação. In. ARIAS NETO, José Miguel (org.). Dez anos de pesquisa em Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005, p.15-25.
BARCA, Isabel. Aula Oficina: um projecto à avaliação. In. BARCA, I. (org.) Para uma educação histórica com qualidade. Braga: Uminho, 2004, p.131-144.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1979.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O saber histórico na sala de aula. 11.ed. São Paulo: Contexto, 2010.
BARDIN, Laurence. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CERTEAU, Michel de. Fazer história. In:--- A escrita da história. 2 ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000.
FERRO, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de Ensino de História. 11 ed. Campinas/SP: Papirus editora, 2003.
LUCA, Tânia Regina de. Livro didático e Estado: explorando possibilidades interpretativas. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, REZNIK, Luís & MAGALHÃES, Marcelo de Souza. A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, pp. 151-172.
MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. O Ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos 15(1):40-49, Janeiro/Abril 2011 Disponível em revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/viewFile/959/163. Acesso em: 21 de març. de 2022
MATOS, Júlia Silveira. Ensino de História, diversidade e os livros didáticos: história, políticas e mercado editorial. Rio Grande: Editora da Universidade Federal do Rio Grande, 2013.
MATOS, Júlia Silveira. Ensino de História, diversidade e os livros didáticos: história, políticas e mercado editorial. 2ª edição revi. e ampl. Curitiba: CRV, 2020.
MIRANDA, Sonia Regina & LUCA, Tânia Regina. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 48, p.123-144 - 2004. Disponível em: http://www.scielo.com.br/pdf/rbh/v24n48/a06v24n48.pdf, Acesso em: 15/04/2012
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlete Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlete Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Professores e livros didáticos: narrativas e leituras no Ensino de História. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, REZNIK, Luís & MAGALHÃES, Marcelo de Souza. A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, pp. 175-199.
MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. História e Educação. (Online) Porto Alegre v. 20 n. 50 Set./dez., 2016 p. 119-138. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/cwYpSWdmxxpLjK7ZRGfxhmc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15/04/2012.
NADAI, Elza & BITTENCOURT, Circe. Repensando a noção de tempo histórico no ensino. In: PINSKY, Jaime. O Ensino de História e a criação do fato. 14.ed. São Paulo: Contexto, 2011, pp. 93- 120.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura. In: PINSKY, Bassanezi. Novos temas nas aulas de História. 2ª ed. -São Paulo: Contexto, 2010.
PINSKY, Jaime & PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História prazerosa e conseqüente. In: ROCHA, Helenice Aparecida Basto; MAGALHÃES, Marcelo De Souza; GONTIJO, Rebeca. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro, FGV, 2009
RODRIGUES, Maria Rocha. Os usos do conhecimento histórico na compreensão da realidade. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 2003.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O saber histórico na sala de aula.11.ed. São Paulo: Contexto, 2010, pp. 54-66.
SILVA, Cristiani Bereta; ZAMBONI, Ernesta. Ensino de História, memória e culturas. São Paulo: Editora CRV, 2020.
VOGLER, Jean. Pourquoi enseigner lhistoire à lécole? Paris: Hachette, 1999.