HISTÓRIA, PODCAST E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA, EXPERIMENTAÇÕES DO PIBIDHISTÓRIA-UFCAT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.82

Palavras-chave:

Ensino de História., Didática, Podcast, Tecnologia Digital

Resumo

Esse artigo propõe uma reflexão sobre a importância e possibilidades do podcast no Ensino de História, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II. Abordamos a relação entre tecnologias digitais, sociedade, escola e aluno. A tecnologia que possibilita o uso do podcast pode ser adaptada ao Ensino de História, deixando as aulas mais didáticas, interativas e fazendo com que o conhecimento histórico produzido no espaço escolar seja divulgado de forma mais ampla. A proposta desenvolve-se a partir de uma experiência vivenciada junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de História da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), edição de 2020-2021, quando utilizamos o podcast, como ferramenta para as aulas de História na Escola Instituto Matilde Margon Vaz, instituição da rede pública estadual de Educação Básica. O podcast mostrou-se como importante aliado para o ensino e para aprendizagem de história, por isso deve ser, como outras tecnologias digitais, pensado e experimentado como ferramenta em programas e cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Samantha Harume Figueiredo Inoue, UFCAT

Graduada em História pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT) em 2022.Atualmente trabalha como professora de História no ensino básico (Ensino Fundamental II) e tem experiencia como professora voluntária do cursinho popular Paulo Freire da Universidade Federal de Catalão. Pesquisa História pública e ensino de história.

Radamés Vieira Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)

Professor adjunto do Instituto de História e Ciências Sociais, da Universidade Federal de Catalão (INHCS-UFCAT); e do Programa de Pós-graduação em História - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Catalão (PPGHMP-UFCAT). Coordenador do Centro de documentação e pesquisa de Catalão (CDPEC); Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Culturais (NIESC). Coordenador de Área do PIBID Interdisciplinar (Historia, Ciências Sociais e Educação Física) da UFCAT. Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia; Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal de Goiás (UFG-CAC); Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (UFG-CAC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos temas: Cidades, Arquivos, Ensino de História, Literatura, Imprensa, História Local e Regional, História Intelectual, Historiografia.

Referências

ADÃO, Everson Felipe; DA SILVA, Marcus Alex. A mídia podcast como meio de produção de conteúdo de História.

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996.

AGRELA, Lucas. O que é o aplicativo Anchor, a mais nova compra do Spotify. In. Exame. 07 fev, 2019. Dísponivel em: https://exame.com/tecnologia/o-que-e-o-aplicativo-anchor-a-ais-nova-compra-do-spotify/ Acesso em: 24/07/23.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, B. História Pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista Transversos, v. 7, n. 7, p. 35-53, 2016b.

CARVALHO, B. Nativos Digitais, Imigrantes digitais: Quinze anos depois. In. BUENO, André. CREMA, Everton. ESTACHESKI, Dulceli. Para um Novo Amanhã: visões sobre aprendizagem histórica. Rio de Janeiro/União da Vitória: Edição LAPHIS/Sobre Ontens, 2016a.

CHARAUDEAU, P. Sobre o discurso científico e sua midiatização. In. Calidoscópio, v. 14, n. 3, p. 550-556, 2016.

CRUZ, S. O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. (Org.). Actas do Encontro

sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009, p. 65-80.

FORTES, A.; ALVIM, L. Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 207-227, 2020.

JAQUES, Felipe; MOURÃO, Campo. Podcast e o Ensino de História: análises de duas propostas realizadas no Profhistória e apresentação de uma nova perspectiva. In. XIII Encontro Estadual de História-História e Mídia: Narrativas em Disputa, p. 1-15, 2020.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JÚNIOR, H.; MICKUCZ, P. Coloque seus fones de ouvido, está no ar: a utilização de podcasts no ensino de história. 2017.

KLEM, Bruna; PEREIRA, Mateus; ARAUJO, Valdei (orgs.). Do fake ao fato: (des)atualizando Bolsonaro. Vitoria: mil fontes, 2020.

LEAL, Bruno. História Pública uma breve bibliografia comentada. In. Café história. 06 nov.2017. Disponível em https://www.cafehistoria.com.br/historia-publica-biblio/ Acesso em: 24/07/23.

LUCCHESI, A; SILVEIRA, P.; NICODEMO, T. Nunca fomos tão úteis. Esboços: histórias em contextos globais, v. 27, n. 45, p. 161-169, 2020.

LUCCHESI, A. Por um debate sobre história e historiografia digital. Boletim Historiar, n. 2, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, 2010.

MARQUES, Thaís Pio. 10 podcasts de história que você precisa conhecer. In. Café História. 07,

de abril de 2021. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/10-podcasts-de-historia-que-voce-precisa-conhecer/ Acesso em: 31/02/2023.

MAUAD, Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade. Que História pública queremos?. São Paulo: Letras e Voz, 2018.

MAUAD, Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade. História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letras e Voz, 2016.

NASCIMENTO, É.; HAHN, F.A metodologia WebQuest no ensino de História: uma experiência com estudantes da educação básica. Revista História Hoje, v. 9, n. 18, p. 233-257, 2020.

PORTELLI, A. et al. O que faz a história oral diferente. Projeto História: Revista do Programa de estudos pós-graduados de História, v. 14, 1997.

RÜSEN, J.; SCHMIDT, M. Jörn Rüsen e o ensino de história. UFPR, 2010.

SANTANA, B.; ARAUJO L.; BITTENCOURT, R. Computação e Sociedade: Uma Proposta de Educação em Computaçao para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC, 2020. p. 81-90.

SCHMIDT, M.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

SILVA, L.; SILVA, T.; COELHO, G. Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais. CLIO: Revista Pesquisa Histórica, v. 40, n. 1, p. 51-73, 2022.

SILVA, M. Ensino de História e novas tecnologias. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em:< http://www. educadores. diaadia. pr. gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/história artigos/2silva _artigo. pdf>. Acesso, v. 10, 2012.

SILVA, F. O ensino de história em perspectiva: a aprendizagem histórica no século XXI. Revista Outras Fronteiras, v. 5, n. 2, p. 20-36, 2019.

SILVA, Peterson Fernando Kepps; SCHWANTES, Lavínia. Metodologias de Ensino para Inserir História e Filosofia da Ciência na Educação Básica. Atos de Pesquisa em Educação, v. 15, n. 4, p. 1228-1245, 2020.

SOUZA, R. Usos e potenciailidades do podcast no ensino de história. 2015

SOUZA, R. O Podcast no Ensino de História e as Demandas do Tempo Presente: Que Possibilidades?. In. Revista TransVersos. n. 11, p. 42-62, 2017.

VALIM, Patricia; AVELAR, Alexandre de Sá; BERVERNAGE, Berber. Negacionismo: História, Historiografia e Perspectivas de Pesquisa. In. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 41, nº 87, 2021http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472021v42n87-03.

Downloads

Publicado

2023-09-10

Como Citar

Inoue, S. H. F., & Vieira Nunes, R. (2023). HISTÓRIA, PODCAST E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA, EXPERIMENTAÇÕES DO PIBIDHISTÓRIA-UFCAT. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(02), 305–328. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.82