HISTÓRIA PÚBLICA E A LEI 10.639/03 ACERCA DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA NO ENSINO BÁSICO: DIÁLOGOS COM A COLUNA “NOSSAS HISTÓRIAS” DO SITE GELEDÉS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.90

Palavras-chave:

História pública, Rede de historiadoxs negrxs, Lei 10.639/03

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender como a História Pública pode ser utilizada para a aplicação da lei 10.639/03 que regulamenta a aplicação do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no sistema educacional do país. Partindo da disciplina de História no ensino básico e utilizando-se como ponto de partida a análise de alguns artigos da coluna “Nossas Histórias” do site Geledés produzida por historiadorxs da intitulada Rede de Historiadorxs Negrxs do país, buscaremos mostrar intersecções entre a História Pública e o Ensino de História no que tange a temática da escravidão e o pós-abolição.

Biografia do Autor

Márcia Santos Severino, UFG/ Profhistoria

Mestranda em Ensino de História da Universidade Federal de Goiás. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

2023-09-10

Como Citar

Severino, M. S. (2023). HISTÓRIA PÚBLICA E A LEI 10.639/03 ACERCA DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA NO ENSINO BÁSICO: DIÁLOGOS COM A COLUNA “NOSSAS HISTÓRIAS” DO SITE GELEDÉS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(02), 162–185. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.90