DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PESQUISA DE REGISTROS MUSICAIS EM FORMATO DIGITAL ENQUANTO FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA E DA MUSICOLOGIA HISTÓRICA: OBSERVAÇÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.2010

Keywords:

Acervos musicais brasileiros, Documentos musicográficos, Metadados, Digitalização de partituras, Práticas musicais no Brasil

Abstract

O estudo das práticas musicais do passado e do presente a partir das abordagens histórica e musicológica perpassa a investigação das fontes e poderia avançar consideravelmente caso estas estivessem digitalizadas e disponíveis online. Neste trabalho busca-se compreender, a partir da pesquisa bibliográfica e da investigação de campo em quase duzentas cidades, quais os avanços no sentido da digitalização das fontes e da produção de metadados que as situem nos contextos dos acervos aos quais estão recolhidas, e quais os desafios para efetivar este avanço. Os resultados apontam para avanços pontuais em algumas entidades custodiadoras, mas grandes desafios, que variam desde a falta de reconhecimento de documentos musicográficos enquanto fontes até a escassez de recursos tecnológicos e humanos. 

Author Biography

Fernando Lacerda Simões Duarte, PPGLA/UEA; UFPA

Graduado em Direito e em Música (Composição e Regência). Mestre e doutor em Música pela UNESP com estágios pós-doutorais junto aos PPGs Música / UFMG, Artes / UFPA e Letras e Artes /UEA. Foi bolsista CAPES na pós-graduação e nos pós-doutorados. Possui experiência docente em diversos níveis. Sua pesquisa de campo em acervos alcança mais de 200 cidades, sendo mais de um terço na Amazônia. Tem se dedicado principalmente às seguintes temáticas: música religiosa, música na Amazônia e acervos musicais brasileiros. É autor de aproximadamente 180 títulos, entre artigos, capítulos e trabalhos completos em anais, publicados ou no prelo, sendo cerca de 145 como único autor. Foi segundo secretário da ANPPOM. 

References

ACPM - Acervo Cleofe Person de Mattos. [20--]. Disponível em: http://www.acpm.com.br/. Acesso em 1 ago. 2024.

ACEMERJ - Acervo Musical do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro. [20--]. Disponível em: http://www.acmerj.com.br/. Acesso em 1 ago. 2024.

AEDOM - Asociación Española de Documentación Musical. Home. [2006]. Disponível em: https://aedom.org/. Acesso em 4 jun. 2024.

APEM - Arquivo Público do Estado do Maranhão. Coleção João Mohana. Acervo digital. [2019]. Disponível em: http://apem.cultura.ma.gov.br/acervo/collections/show/1. Acesso em 6 jul. 2024.

BELLOTTO, H. L. Arquivística: objetos, princípios e rumos. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2002.

BNDIGITAL. Acervo digital. [20--]. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/acervodigital/. Acesso em 10 mai. 2024.

BODÊ, E. Documento digital e preservação digital: algumas considerações conceituais. RICI - Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 2, p. 503-516, 2016.

CASTAGNA, P. Desenvolver a arquivologia musical para aumentar a eficiência da musicologia. In: ROCHA, E., ZILLE, J. A. B. (org.). Musicologia[s]. Barbacena: EdUEMG, 2016. p.191-243.

CASTAGNA, P. Entre arquivos e coleções: desafios do estudo de conjuntos documentais musicográficos a partir de suas características intrínsecas. Revista Interfaces, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 22-41, 2019.

CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos. Glossário. 3. ed. [Brasília: CONARQ],

25 p. Disponível em: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/ctdais/Glossario_ctdaism_v3_2018.pdf. Acesso em: 10 nov. 2019.

COTTA, A. G. O tratamento da informação em documentos musicais no contexto arquivístico. In: Encontro de musicologia histórica do campo das vertentes, 1., 2017, São João del Rei. Anais. São João del Rei: UFSJ, 2018. p. 10-23.

DUARTE, F. L. S. A história das práticas musicais e os estudos em Musicologia histórica: saberes e diálogos interdisciplinares na pesquisa arquivística da música no Brasil. In: Encontro internacional, 1.; encontro de história da ANPUH-RIO, 18., 2018, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ, 2018a. p. 1-11. Disponível em: https://www.encontro2018.rj.anpuh.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=438. Acesso em 10 mar. 2024.

DUARTE, F. L. S. Patrimônio arquivístico-musical no Brasil: os desafios interdisciplinares da preservação e difusão da memória musical de tradição escrita. Acesso Livre, Rio de Janeiro, v. 6, p. 106-124, 2016.

DUARTE, F. L. S. Princípios arquivísticos, características dos documentos de arquivo e as particularidades dos acervos musicais: (des)caminhos do estudo das práticas musicais a partir de documentos musicográficos observados em arquivos e coleções da região amazônica. In: Congresso da ANPPOM, 29., 2019, Pelotas. Anais. Pelotas: ANPPOM, 2019. p. 1-9. Disponível em: https://anppom.org.br/congressos/anais/v29/. Acesso em 10 mar. 2024.

DUARTE, F. L. S. Resgatando a função social de documentos musicográficos: o retorno de fontes à fase corrente a partir das atividades de gestão do acervo musical da capela do Hospital Beneficente Portuguesa em Belém - Pará. In: Congresso da ANPPOM, 28., 2018, Manaus. Anais. Manaus: ANPPOM, 2018b. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/congressos/anais/v28/. Acesso em 10 mar. 2024.

FUNARTE - Fundação Nacional de Artes. Projeto Bandas: Bandas de música por estado cadastradas na Funarte. [201-]. Disponível em: https://sistema.funarte.gov.br/consultaBandas/. Acesso em 10 mar. 2024.

GÓMEZ GONZÁLEZ, P. J. et al. El Archivo de los Sonidos: la gestión de fondos musicales. Salamanca: Asociación de Archiveros de Castilla y León, 2008.

IPB – Instituto Piano Brasileiro. Home. [20--]. Disponível em: https://www.institutopianobrasileiro.com.br/. Acesso em: 2 jul. 2024.

MEC - Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 3.ed. [Brasília: MEC], 2014. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura-organizacional/orgaos-especificos-singulares/secretaria-de-educacao-profissional/catalogos-nacionais-de-cursos/catalogo-nacional-de-cursos-tecnicos-cntc. Acesso em 10 mar. 2024.

MEC - Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4.ed. [Brasília: MEC], 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura-organizacional/orgaos-especificos-singulares/secretaria-de-educacao-profissional/catalogos-nacionais-de-cursos/catalogo-nacional-de-cursos-tecnicos-cntc. Acesso em 10 mar. 2024.

MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA. Livros raros: Obras. ([201-]). Disponível em: http://saobento.org/livrosraros/?page_id=14. Acesso em 9 jul. 2024.

MUSESCORE.COM: The world's largest free sheet music catalog. ([20--]). Disponível em: https://musescore.com. Acesso em 9 jul. 2024.

MUSICA BRASILIS: Banco de 6469 partituras gratuitas de música brasileira disponíveis para download em PDF. O instituto. [20--]. Disponível em: https://musicabrasilis.org.br/sobre-musica-brasilis. Acesso em 9 jul. 2024.

NOGUEIRA, A. et al. A preservação da performance musical contemporânea: o caso do espólio fonográfico em fitas magnéticas de Clotilde Rosa. In: Processos de musealização: um seminário de investigação internacional, 1., 2014, Porto. Actas. Porto: Universidade do Porto, 2015. p. 252-268. Disponível em: https://novaresearch.unl.pt/en/publications/a-preservacao-da-performance-musical-contemporanea-o-caso-do-espo. Acesso em 10 mar. 2024.

ONOFRE, C. M. et al. A Preservação e Conservação Digital sob o Ponto de Vista da IFLA/UNESCO. Múltiplos olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16997. Acesso em 10 mar. 2024.

PROFITS CONSULTING. Gestão de documentos. Qual a diferença entre digitalizar e escanear um documento. 7 mai. 2019. Disponível em: https://profits.consulting/qual-a-diferenca-entre-digitalizar-e-escanear-um-documento/. Acesso em: 18 mar. 2024.

RISM - Répertoire International des Sources Musicales. Advanced search. [20–]. Disponível em: https://opac.rism.info/metaopac/start.do?View=rism&SearchType=2&Language=en. Acesso em 10 nov. 2023.

SANTOS, R. C. M. Objetos em trânsito - Amélia Cavalcanti e o colecionismo do século XIX. História Unisinos, São Leopoldo, v. 24, n. 3, p. 351-364, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/hist.2020.243.02. Acesso em: 18 mar. 2024.

SEIÇA, A. M.; CHAVES, Z. Musicologia histórica e arquivos digitais em Portugal: possibilidades e desafios. Os fundos musicais do Mosteiro de Arouca e da Biblioteca-Museu da Casa de Bragança: algumas questões metodológicas sobre a construção de um arquivo digital. LaborHistórico, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 1-19. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/lh/article/view/63290. Acesso em: 7 ago. 2024.

SESC PARTITURAS. Home. [20--]. Disponível em: https://sescpartituras.sesc.com.br/#/sescpartituras/home. Acesso em: 2 jul. 2024.

UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Biblioteca Digital Unesp: Acervo Furio Franceschini. [2013]. Disponível em: https://bibdig.biblioteca.unesp.br/handle/10/81. Acesso em 5 jul. 2024.

Published

2024-10-24

How to Cite

Lacerda Simões Duarte, F. (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PESQUISA DE REGISTROS MUSICAIS EM FORMATO DIGITAL ENQUANTO FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA E DA MUSICOLOGIA HISTÓRICA: OBSERVAÇÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(6), 45–63. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.2010