One-click: the use of questions applications in the knowledge of Maranhao history

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2028

Keywords:

Education, Technology, History, History of Maranhão

Abstract

The primary objective of this text is to present the development of a question application about the History of Maranhão. The methodology applied involved researching topics related to the history of Maranhão and mapping out questions related to the theme from exams and entrance exams. This application's prototyping and final assembly use the Fabrica de aplicativo software. As a results, a application was created that can be used in different educational institutions by teachers and students, for individual learning, whether for daily school activities or for purposes such as studying for college entrance exams and public service exams related to the history of Maranhão.

Author Biographies

Thaina Siliro Almeida, UEMA caxias

Possui Formação como técnica em Informática, pelo Instituto Federal do Maranhão - campus Caxias, onde seu primeiro contato com pesquisa cientifica. Atualmente está cursando licenciatura em História, na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, campus Caxias e Técnico em radiologia no Centro Técnico Nossa Senhora das Graças.

Jakson dos Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Maranhão - campus Caxias

Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2018). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Maranhão (2014). Especialista em História do Maranhão pelo IESF( Instituto de Ensino Superior Franciscano) (2011). Graduado no Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Maranhão (Centro de Estudos Superiores de CaxiasMA)(2011). Professor do Programa de Pós-Graduação em História MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL(PPGHIST), na Universidade Estadual do Maranhão. Professor do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI/UEMA). Coordenador do Grupo de Estudos de Gêneros do Maranhão- GRUGEM/UEMA. Bolsista de produtividade em pesquisa - UEMA - 2021-2022. Professor Adjunto III na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Diretor do Curso de História - Campus -2023-2025. Vice - Coordenador do Programa de Pós- Graduação em História - PPGHIST/UEMA. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UEMA, para mandato de 31 de março de 2023 a 11 de agosto de 2025. Membro do COMITÊ DE PESQUISA DA UEMA PERÍODO MARÇO/2023 A FEVEREIRO/2025. Membro do Comitê Institucional de Extensão para o biênio 2023/2024, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis - PROEXAE. Desenvolvo pesquisa sobre História e Gênero, masculinidades, feminilidades, sexualidades, surdez e sexualidade, História e Imprensa, História e Cidade, História e Literatura, sociabilidades, festas, infância, ensino de história e prática do ensino e questões étnico raciais.

References

ARAÚJO, M. M. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) como ferramentas auxiliares para o ensino de história: propostas, ideias e questionamentos. Vozes, Pretérito & Devir: Revista de história da UESPI, v. 8, n. 1, p. 57-71, 2018. Disponivel em: https://revistavozes.uespi.br/index.php/revistavozes/article/view/178/190 Acesso: Jul. 2024

BARROS, ALINE F. O uso das tecnologias na educação como ferramentas de aprendizado. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, 2019, Nº. 000156, 07/02/2019. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/o-uso-das-tecnologias-na-educacao-como-ferramentas-de-aprendizado. Acesso em: 17 jul. 2024.

Dias, A C. C.; RIBEIRO, J. D. S. PESPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: POSSIBILIDADES E CAMINHOS DA HISTÓRIA DA CIDADE DE CAXIAS/MA. In: Jakson dos Santos Ribeiro. (Org.). O Ensino de História Local na Sala de Aula: Fontes, Objetos e Metodologias. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 1, p. 1-18.

GOMES, M. H. B. A história do Maranhão no currículo do ensino médio (1996 – 2016). Orientador: Prof. Dr. Alan Kardec Pacheco Filho. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão, Maranhão, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/49. Acesso em: 22 jul. 2024.

GOMES, M. H. B. Ensino de história do Maranhão nas escolas públicas do estado: Limites e possiblidades. In: XVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Santa Catarina. Anais do XVIII Simpósio Nacional de História, 2015. v. 1. p. 1-15. Disponível em: https://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1434315915_ARQUIVO_Artigo-ANPUH.pdf. Acesso em: Jul. 2024

JUNIOR, J. B. B. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017. Anais...Braga: Universidade do Minho, 2017. Disponível em: fatecead.com.br/ma/artigo01.pdf. Acesso em: jul. 2024

MATEUS, Y.G.A.S. Ensino de História: Materiais Didáticos sobre a História do Maranhão em variados contextos educativos. In: Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília - DF: Universidade de Brasília, 2017.

MOUSQUER, T.; ROLIM, C. O. A utilização de dispositivos móveis como ferramenta pedagógica colaborativa na Educação Infantil. In: II Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, 2011, Santo Angelo. Anais do II Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, 2011.Disponivel em: https://san.uri.br/sites/anais/Stin/trabalhos/11.pdf. Acesso em: jul. 2024

OLIVEIRA, F. A. F. DE.; BARROCO, S. M. S. Revolução tecnológica e smartphone: considerações sobre a constituição do sujeito contemporâneo. Psicologia em Estudo, v. 28, p. Disponivel em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/51648. Acesso em: jul. 2024.

PATTO, M. H. S. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 2, p.303–318, abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dddbR9B35pCZYM3nxJB47Pz/?lang=pt. Acesso em: jul. 2024.

REIS, F. L. G.; RIBEIRO, J. S. APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA AULAS DE HISTÓRIA: História local na palma da mão - Caxias - MA. In: Figueiredo, Maria Bezerra; Sousa, Eliane Pinheiro de. (Org.). UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO (Ciclo 2020-2021): Ciências Humanas. 3ed.São Luís: UEMA, 2022, v. 3, p. 242-272. Disponível em: https://www.ppg.uema.br/wp-content/uploads/2023/06/vol-3-ciencias-humanas-1668104968.pdf. Acesso em: jul. 2024

SILVA, M. R. da. Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10099. Acesso em: jul. 2024.

SILVA, O. J. M. da. O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA: caminhos e desafios. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p.163–182, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14526. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14526. Acesso em: jul. 2024.

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Paris: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2014.

VARELA, S. Trajetória do ensino de história no Brasil. In: ANPUH/SE. IV Congresso Sergipano de História & IV Encontro Estadual de História da ANPUH/SE, 2014, Aracaju. Anais... Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, 2014. p. 1-22.Disponivel em: https://www.encontro2014.se.anpuh.org/resources/anais/37/1424132997_ARQUIVO_SimoneVarela.pdf. Acesso em: jul. 2024

VIOLA, A. M.; MACHADO, J. B. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas dos professores de história da cidade de jaguarão: limites e potencialidades para o desenvolvimento da consciência histórica. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 727–742, 2023. DOI: 10.5216/ia. v48i3.76619. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76619. Acesso em: 19 jul. 2024.

Published

2024-12-10

How to Cite

Almeida, T. S., & Ribeiro, J. dos S. (2024). One-click: the use of questions applications in the knowledge of Maranhao history. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 335–347. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2028