Authorial analogical games is history teaching

Authors

DOI:

10.59616/cehd.v3i9.2726

Keywords:

Analog games, History teaching, Active methodologies, Student narratives

Abstract

The objective of this study is to understand the meanings students described in their narratives regarding the use of analog games in history classes. The methodology used in this study was narrative research. This approach values the voices and experiences of EJA students, recognizing them as legitimate sources of knowledge. Data collection was organized based on the writing of a narrative by each student describing their experience. As a result, we found in the students' narratives that playfulness combined with pedagogical intentionality fosters the shared construction of knowledge, the expression of dissenting voices, and the questioning of hegemonic views of history.

Author Biographies

Sidnei Fernandes Santos, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Camilo Castelo Branco (2012) e pós-graduação em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica (Faculdade IBRA de Brasília) e em Pedagogia Social e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Atualmente, é mestrando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo, desenvolvendo sua dissertação sobre a criação e aplicação de jogos analógicos autorais no ensino de História. Desenvolvedor e criador de jogos educacionais analógicos, elaborando experiências lúdicas que utilizam cartas, tabuleiros e outros recursos físicos para potencializar o aprendizado. Trabalho que envolve conceber, produzir e aplicar esses jogos em sala de aula, sempre com intencionalidade pedagógica, integrando conteúdos curriculares e estimulando a participação ativa, o pensamento crítico e a colaboração entre os estudantes.Tem experiência como formador no curso Formação de Jovens e Mundo do Trabalho (Tô no Rumo), tendo certificação do mesmo pela Universidade Federal do ABC (UFABC), atuando na capacitação e desenvolvimento de jovens em processos educativos e críticos e acesso à universidade e ao mundo do trabalho. Ao longo da carreira, vem realizando diversos cursos de aperfeiçoamento, capacitação e extensão na área educacional, buscando constante atualização e inovação nas práticas pedagógicas. Atualmente, é professor de História na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e na Prefeitura Municipal de Santo André, onde integra metodologias ativas, gamificação analógica e recursos autorais para tornar o ensino mais participativo, crítico e significativo.

César Augusto do Prado Moraes, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional de Penápolis (2004); Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012); Letras - Português/Inglês(2019), História(2021) e Ciências Biológicas(2021) pelo Centro Universitário de Jales e Geografia pelo Centro Universitário FAVENI(2022); especializações em Metodologia do Ensino e Aprendizagem da Matemática pela Faculdade São Luís (2007) , Educação e Neurociências pela Faculdades Integradas Campos Salles (2019), Educação Inclusiva com Ênfase em Autismo pela Faculdade Casa Branca (2021) e Educação Matemática pela Faculdade Unida de São Paulo (2022), mestrado (2010) e doutorado (2018) em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-doutorado em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é professor universitário adjunto na Universidade Federal do Piauí, campus Bom Jesus- PI. Tem experiência na área de Matemática e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estatística, Bioestatística, Matemática Financeira, Avaliação Educacional , Gestão Escolar , Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática ,Tecnologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação e Ética na Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo na linha de Formação de Educadores e também Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional de Educação Inclusiva na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

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Published

2025-12-20

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How to Cite

SANTOS, Sidnei Fernandes; MORAES, César Augusto do Prado. Authorial analogical games is history teaching. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 206–223, 2025. DOI: 10.59616/cehd.v3i9.2726. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2726. Acesso em: 21 dec. 2025.

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