NATIVOS DIGITAIS E JOGOS

UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1153

Palavras-chave:

Ensino de História, Jogos digitais, Educação

Resumo

Este artigo aborda o uso de jogos digitais como ferramenta inovadora no ensino de história, com ênfase na potencialidade desses recursos. Explorando a desmotivação frequentemente associada às aulas tradicionais, a pesquisa destaca a necessidade de estratégias pedagógicas revitalizadoras. O estudo analisa jogos como Assassin’s Creed, Valiant Hearts, Age of Empires, Civilization e Battlefield, evidenciando a evolução dessas formas de entretenimento para ferramentas educativas com gráficos realistas e narrativas envolventes. Considerando os desafios do ensino de história, este artigo propõe uma abordagem dinâmica e atualizada, reconhecendo o potencial pedagógico dos jogos digitais como catalisadores para revitalizar o interesse dos alunos por esta disciplina.

Biografia do Autor

Ítalo Pereira de Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor de História no ANBEAS - Colégio Nossa Senhora da Conceição. Atuou como Bolsista PIBID/CAPES. Com experiência na área de História, atua e tem interesse principalmente nos seguintes temas: História Cultural, Cultura Material, Memória, Patrimônio, História das cidades, História do brinquedo e das brincadeiras, História da criança e Ensino de História com novas tecnologias. 

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada III da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), graduação em Graduação Sanduiche - Technische Universitat Berlin (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela USP (2009). Pesquisadora-Visitante na Christian-Albrecht Universität - Kiel - Alemanha em 2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço, dinâmica socioespacial, relação rural-urbano, espaços livres públicos, história das cidades e história da cidade do Recife. Líder do Grupo de Pesquisa "Produção do Espaço, Metropolização e Relação Rural-Urbano (GPRU)", Membro do Grupo Nexus-Sociedade Natureza CNPq, Editora-Chefe do Periódico "Rural Urbano", e coordenadora do Laboratório de Estudos e Ensino sobre o Recife - RecLab.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Sousa, Ítalo P. de, & Albuquerque, M. Z. A. de. (2024). NATIVOS DIGITAIS E JOGOS: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 313–334. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1153

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.