“CONSTRUINDO MUNDOS MELHORES”: CRISE DA MODERNIDADE CAPITALISTA-CIENTÍFICA COM A MEGAEMPRESA WEYLAND-YUTANI DA FRANQUIA ALIEN (1979-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1701

Palavras-chave:

Pós-Modernidade, História e Ficção, História e Cinema, Alien, Weyland-Yutani

Resumo

O presente trabalho apresenta a crítica à Crise da Modernidade Capitalista-Científica presente na Ficção Científica cinematográfica da franquia Alien. Desde o filme inaugural, Alien (1979), a chamada Companhia se faz presente e representa os interesses escusos que fomentam as adversidades e perigos vividos pelos personagens na narrativa de terror e ficção científica. Como críticas pós-modernas, as narrativas de Ficção Científica tendem a apresentar os interesses industriais e militares do regime capitalista neoliberal como os grandes responsáveis das agruras motrizes das histórias. São as interferências da fictícia megaempresa Weyland-Yutani, central à franquia cinematográfica Alien (1979-2017), que estimulam as emergências envolvendo os interesses militares-armamentistas diante da forma de vida alienígena chamada xenomorfo, através de diversas alegorias que fazem da megaempresa uma assombrosa monstruosidade do capitalismo. Dentre diversas questões, as produções ficcionais transcrevem as críticas à concepção moderna de progresso da ciência e seu fracasso pela corrupção capitalista, em voga na crítica do campo econômico às multinacionais durante a segunda metade do século XX. A pesquisa proposta parte de análise dos discursos e representações presentes nas narrativas fílmicas e as possibilidades de diálogos com o contexto sociopolítico crítico à globalização do capitalismo. Sua instrumentalização pode servir ao debate de História Pública ou mesmo de Ensino de História Política para a produção de criticidade.

Biografia do Autor

Savio Queiroz Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - trabalhando as relações História e Ficção nas Representações Políticas nas histórias em quadrinhos. Mestre em História pelo curso stricto sensu do Programa de Pós-graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, onde trabalhou os vestígios discursivos e imaginários dos Feminismos na personagem-produto Mulher Maravilha. Possui graduação em História - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Católica do Salvador (2008). Membro do Grupo de Trabalho de Estudos de Gênero ? ANPUH-BA. Membro do Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo (LETHAM). Membro da Red Internacional Multidisciplinar en Estudios de Género (RIMEG) das Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), Universidade Federal de Bahia (UFBA) e Universidad de Sevilla (Sevilla, España). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, Fontes Histórias (de paleografia aos quadrinhos), História Pública e Relação História e Ficção, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural dos quadrinhos, super-heroínas/super-heróis, documento quadrinho, teoria e método da historiografia contemporânea e história dos Estados Unidos. Possui pesquisas nos estudos de representação da África e História da África nas histórias em quadrinhos e nos estudos de representação de gênero, sexualidade e Feminismos, também usando as histórias em quadrinhos como objetos e fontes. Autor do livro Mulher Maravilha para Presidente! - História, Feminismos e Mitologia nas Histórias em Quadrinhos (editora Devires, 2019).

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Lima, S. Q. (2024). “CONSTRUINDO MUNDOS MELHORES”: CRISE DA MODERNIDADE CAPITALISTA-CIENTÍFICA COM A MEGAEMPRESA WEYLAND-YUTANI DA FRANQUIA ALIEN (1979-2017). Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(6), 142–156. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1701