NÓS SOMOS AMERICANOS, PONTO: A (RE)CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOS SOLDADOS SOVIÉTICOS E AMERICANOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL DA FRANQUIA DE JOGOS ELETRÔNICOS CALL OF DUTY (2003-2017)
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.2018Palavras-chave:
Jogos eletrônicos, Estados Unidos da América, Jogos Digitais, União Soviética, Segunda Guerra Mundial, Experiência HistóricaResumo
A franquia de jogos eletrônicos Call of Duty se tornou um fenômeno global nas duas primeiras décadas do século XXI, marcada por recordes de vendas, polêmicas políticas e pelo envolvimento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em suas produções. Nos títulos ambientados na Segunda Guerra Mundial, os jogos são compostos por narrativas de soldados que combatem nos fronts de batalha dos Aliados contra o Eixo em seus diversos teatros, representando conflitos e ambientes históricos nos quais o jogador atua através do protagonista – seja este americano ou soviético. Não obstante, tais narrativas são construídas com base em valores específicos que perpassam a experiência do jogador inserido no contexto do jogo, podendo assim apresentá-lo a uma perspectiva acrítica dos papéis e condutas dos soldados das diferentes nacionalidades que lutaram na guerra. Diante dessa problemática, os autores lançaram mão do conceito de “experiência”, do historiador Edward P. Thompson, para abordar as distintas formas em que os soldados americanos e soviéticos se apresentam ao jogador de acordo com momentos-chave das narrativas dos jogos. Desse modo, observou-se que ora o papel dos soviéticos é marcado pela brutalidade, ora é ofuscado ou até mesmo apagado em relação ao papel dos americanos nos avanços contra o Eixo. Em conclusão, aponta-se que a construção dos diferentes níveis de protagonismo que o jogador experiencia ao jogar pode, com efeito, moldar a percepção sobre a Segunda Guerra Mundial desse jogador enquanto sujeito histórico.
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