Entrevista: Fernando Cesar Sossai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2312

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Preservação, História Oral

Resumo

Essa entrevista faz parte de um Projeto de Pesquisa sobre a História Oral e as interfaces com as Tecnologias Digitais desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS), onde investigaremos as perspectivas da História Oral frente as humanidades digitais. Os principais objetivos são: De que maneira a expansão das tecnologias digitais, estre elas, arquivos em nuvens, software de transcrição, capacidade maior de armazenamento e facilidade de acesso de equipamentos de gravação têm contribuído para o desenvolvimento e a relevância da História Oral? Quais são as vantagens percebidas ao empregar plataformas digitais para armazenar e acessar coleções de entrevistas de História Oral e quais são as considerações éticas ao utilizar essas plataformas no contexto da privacidade dos entrevistados? De que maneira a integração com as tecnologias digitais impactou a coleta e o tratamento de fontes orais e como isso contribui para a preservação e disseminação de narrativas históricas – conhecimento histórico - obtidas por meio da História Oral? Quais precauções devem ser tomadas ao incorporar tecnologias digitais na divulgação de projetos de História Oral, a fim de assegurar a precisão e integridade das narrativas?

Biografia do Autor

Fernando Cesar Sossai, UNIVILLE

Possui Doutorado e Mestrado em Educação (UDESC), bem como Licenciatura em História (Univille). Realizou estudos de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES) na Facultat dEducació de la Universitat de Barcelona. Na Univille, atua como docente, pesquisador, extensionista e gestor, destacadamente no curso de História, PPGE, PPGPCS, Centro Memorial e Laboratório de História Oral da Univille. Também, tem atuado em associações científico-profissionais, tendo sido Presidente da Associação Nacional de História Oral (ABHO - biênio 2022/2024) e Diretor da Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina (ANPUH-SC, quadriênio 2020/2024). Desde 2018, atua como Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da Univille (PIBID/CAPES-Univille). Atua como docente de História na Educação Básica de Joinville. No que diz respeito à pesquisa científica, tem coordenado projetos que cruzam entre si os campos de conhecimento da Educação, História e das Políticas Educacionais, destacando-se investigações sobre: História Oral; Patrimônio Cultural; Políticas de educação, conhecimento e cultura; Trabalho docente na Educação Básica; História e historiografia da educação.

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade federal do Tocantins

Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho é doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (2015) e Pós-doutor pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (2017). Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGhispam). Líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS).

Alex Camacho dos Santos, IEMA

Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestrando em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) - FGV. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS-UFT). Atualmente Professor de História em São Luís, na rede estadual do estado do Maranhão.

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Sossai, F. C., Seabra Coelho, G. L., & Santos, A. C. dos. (2025). Entrevista: Fernando Cesar Sossai. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 240–246. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.2312

Edição

Seção

Entrevista