FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ALMAS-TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.77

Palavras-chave:

TDIC, Ferramentas Digitais, Interação, Ensino Básico.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo caracterizar o uso das (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) TDIC pelos professores do colégio estadual Dr. Abner Araújo Pacini na cidade de Almas-TO. Nossa abordagem de pesquisa é a qualitativa, o instrumento de obtenção de dados foi a entrevista e usou-se o método combinação de padrões para a análise dos dados. Nossos resultados constatam que os docentes da referida escola usam as tecnologias digitais como ferramentas educacionais de ensino-aprendizagem, das quais, no período pandêmico foram adaptadas, da aula física à videoaula, tendo um uso instrucionista no processo educativo, nos qual o professor pelo seu sentimento de ansiedade e angústia, tanto pelo contexto pandêmico, quanto pelo uso de tecnologia escolhe reproduzir a aula no formato que já conhece, mesmo estando em outro espaço de interação.

Biografia do Autor

Lucivânia Rodrigues da Silva, UFT

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Letramento, Literatura e Cibercultura na Educação básica pela Universidade Estadual de Goiás, Pós-graduada em Práticas Pedagógicas na Educação pela UFT e Graduação em Licenciatura plena em Letras, Português, Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás(UEG). Também é Especialista em Gestão Estratégica da Inovação Política de Ciência e Tecnologia pela UFT. Atua como pesquisadora na área de concentração em Estudos Linguísticos pela UFT. Professora na Secretaria de Educação básica do Tocantins nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

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Publicado

2023-09-10

Como Citar

Rodrigues da Silva, L. (2023). FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ALMAS-TO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(02), 344–358. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.77