SUBJETIVIDADE DOCENTE EM TEMPOS DE CULTURA DA PERFORMATIVIDADE

Autores

  • Camila Carolina Alves Assis Faculdade Morgana Potrich
  • Laís Leni Oliveira Lima Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Gerencialismo, Cultura da performatividade, Trabalho docente

Resumo

O presente artigo é um estudo sobre as práticas gerencialistas na Educação e a consequência destas para a práxis e a subjetividade do professor. As reformas educacionais, pautadas pela implantação de um Estado avaliador lançaram no campo da Educação a primazia das avaliações de desempenho fazendo com que professores e estudantes tivessem como principal objetivo resultados nas avaliações de larga escala. Objetivamos refletir sobre o impacto da cultura do desempenho sobre estudantes e trabalhadores da Educação. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica sobre o Estado gerencialista e performatividade. A pesquisa revelou que as práticas estabelecidas levam a uma reforma da subjetividade.

Biografia do Autor

Camila Carolina Alves Assis, Faculdade Morgana Potrich

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professora da Faculdade Morgana Potrich. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação e saúde.

Laís Leni Oliveira Lima, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás- Faculdade de Educação(2005), Doutorado em Educação pela UFG-FE (2010). É professora adjunto nível 4 da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Mestrado em Educação. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia. Pesquisa na linha Formação Humana e Fundamentos da Educação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em trabalho e trabalho docente, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, trabalho docente, criança, infância, educação, educação infantil. formação humana e o debate da educação à luz de teorias que indagam as contradições da sociedade contemporânea.

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Publicado

28.06.2019

Como Citar

Carolina Alves Assis, C., & Leni Oliveira Lima, L. (2019). SUBJETIVIDADE DOCENTE EM TEMPOS DE CULTURA DA PERFORMATIVIDADE. Revista Tecnia, 4(1), 57–71. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1035

Edição

Seção

Educação e Ensino