Educação, trabalho e relações étnico-raciais:
notas sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Relações Étnico-Raciais, Trabalho, EnsinoResumo
Este artigo versa sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), instituídas a partir da Lei nº 11.892/2008, e reflete as relações entre educação, trabalho e a questão étnico-racial para pensar uma formação emancipatória, no âmbito dos Institutos Federais. Do ponto de vista metodológico, filia-se à pesquisa qualitativa e refere-se a um estudo de revisão da literatura, cujo lastro teórico ancora-se nas ideias de estudiosos como Karl Marx (1983), Mario Manacorda (2007) e István Mészaros (2005). Inicialmente, revisita a origem do termo trabalho e suas relações com a desigualdade, incluindo as de foro étnico-racial. Em seguida, apresenta reflexões sobre o mundo contemporâneo do trabalho e discute o lugar da EPT na oferta de uma formação para além do mercado. Conclui que a modalidade, ancorada em seus marcos legais, deve ter como horizonte a consolidação de uma proposta educacional contra-hegemônica, que vincule educação e trabalho numa perspectiva humanizada.
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