A relação público/privado na educação infantil:

aspectos históricos e sociais

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas públicas, Parcerias público-privadas

Resumo

O presente artigo deriva de pesquisa financiada pelo CNPq. A pesquisa objetivou analisar os arranjos institucionais estabelecidos entre o poder público municipal de Goiânia e as instituições privadas para a oferta de Educação Infantil. Para tal objetivo, optou-se pelo método materialista histórico-dialético que visa compreender o objeto em seu caráter dinâmico, concreto, multifacetado e o seu caráter de provisoriedade. A fim de abarcar o objeto em sua totalidade, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, com especial ênfase em documentos normativos produzidos no contexto do município pesquisado e em âmbito nacional. O contexto da pesquisa permeia reflexões sobre as concepções de infância, criança, direitos sociais e de Educação Infantil. Em relação às parcerias, trata a à questão do direito social à educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

Biografia do Autor

Telma Aparecida Teles Martins Silveira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2015). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFG Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e pesquisadora na mesma Instituição educacional. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias educacionais e processos formativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e gestão do trabalho pedagógico, Educação Infantil, Currículo e práticas pedagógicas em diferentes mediações, trabalho docente, formação e profissionalização docente, Processos de ensino e aprendizagem-desenvolvimento.

Priscila Kelida Assis Galvão, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduação realizada de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/GOIÂNIA-OESTE), e Especialista em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente pela Universidade Federal de Goiás (UFG/FE). Buscando construir minhas experiências na área da Educação, com ênfase no processo de interação entre sujeito/s e cultura/s, politicas públicas e sociais.

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

Aparecida Teles Martins Silveira, T., & Kelida Assis Galvão, P. (2020). A relação público/privado na educação infantil:: aspectos históricos e sociais. Revista Tecnia, 5(2), 90–111. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/997

Edição

Seção

Educação e Ensino