A relação público/privado na educação infantil:
aspectos históricos e sociais
Palavras-chave:
Educação Infantil, Políticas públicas, Parcerias público-privadasResumo
O presente artigo deriva de pesquisa financiada pelo CNPq. A pesquisa objetivou analisar os arranjos institucionais estabelecidos entre o poder público municipal de Goiânia e as instituições privadas para a oferta de Educação Infantil. Para tal objetivo, optou-se pelo método materialista histórico-dialético que visa compreender o objeto em seu caráter dinâmico, concreto, multifacetado e o seu caráter de provisoriedade. A fim de abarcar o objeto em sua totalidade, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, com especial ênfase em documentos normativos produzidos no contexto do município pesquisado e em âmbito nacional. O contexto da pesquisa permeia reflexões sobre as concepções de infância, criança, direitos sociais e de Educação Infantil. Em relação às parcerias, trata a à questão do direito social à educação pública, gratuita, laica e de qualidade.
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