A produção do fazer humano - saber, técnica, política
algumas aproximações
Palavras-chave:
polis, política, técnica, lei.Resumo
Esse ensaio teórico debate expressões presentes no cotidiano deste século, que dadas ao seu caráter de presentificação, por vezes se encontram destituídas de historicidade. Identifica-se, dentre essas expressões: lei, técnica, política, saber, seus domínios e sua presentificação, e com eles uma negação do passado. Negar o passado é negar o presente e ignorar o futuro. Por isso, busca-se nesse ensaio debater os elementos históricos constitutivos desses termos, para compreender, à luz de referenciais teóricos considerados clássicos, qual sentido elas ganham no presente. Apesar da incursão proposta, sabe-se que, historicamente e entre autores e categorias de análises possíveis, há uma multiplicidade de significados sobre os termos em questão e os seus usos no campo da política, parecem prosseguir presentificados.
Referências
ALVES, C. Poesias completas: espumas flutuantes, os escravos, a cachoeira de Paulo Afonso, poesias diversas. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
______. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
______. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida, 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
COMÉNIO, J. A. Didática magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
HERÁCLITO DE ÉFESO. Os pré-socráticos: fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores)
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PLATÃO. Diálogos. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores)
ROUSSEAU, J.-J. O contrato social: princípios de direito político. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s.d. (Coleção Edições de Ouro).
______. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
SHIROMA, E. O. et al. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
ULHÔA, J. P. de. Rousseau e a utopia da soberania popular. Goiânia: Editora da UFG, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).