Educação Científico-Tecnológica e desenvolvimento tecnocientífico:

em busca de uma reorientação social para a C&T

Autores

  • Loryne Viana Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Palavras-chave:

Educação Científico-Tecnológica, Tecnociência, Filosofia da Ciência, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os sentidos e as perspectivas de ruptura com o paradigma tecnocientocrata na Educação Científico-Tecnológica (ECT). Reconstrói-se, nesse sentido, um percurso que dialoga com Snow (1995) e Japiassu (2005) e se apoia em Dagnino (2011) para embasar a problematização, bem como para dimensionar os horizontes de ação no contexto da Educação Científico-Tecnológica. Esboçando reflexões sobre cursos de ação possíveis, reafirma-se a necessidade de uma reorientação social para o desenvolvimento tecnológico em detrimento da orientação mercadológica vigente.

Biografia do Autor

Loryne Viana Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2012). Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2019). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (2020-atual). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, desde 2014, ministrando disciplinas de filosofia geral, lógica, ética, educação e correlatas no ensino de nível médio técnico e superior em diferentes eixos tecnológicos. Na mesma instituição desenvolve ações de pesquisa e extensão diversas. Membra da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - ESOCITE.BR e da Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social - ABEPETS. Agenda de pesquisa voltada para Políticas Cognitivas - aquelas relacionadas à produção do conhecimento -, sobretudo nos temas: Políticas de Ensino Básico e Superior; Políticas de Extensão Universitária; Política Científica e Tecnológica; Ciência, Tecnologia e Sociedade.

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Publicado

20.06.2018

Como Citar

Viana Oliveira, L. (2018). Educação Científico-Tecnológica e desenvolvimento tecnocientífico:: em busca de uma reorientação social para a C&T. Revista Tecnia, 3(1), 124–141. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/905

Edição

Seção

Educação e Ensino