Reforma curricular no curso de Física na UniRovuma – Moçambique:
inovações e implicações para a formação docente
Keywords:
Reforma curricular, Formação docente, Ensino de FísicaAbstract
Desde a sua inclusão, na então Universidade Pedagógica – Nampula, em 2009, o curso de licenciatura em Ensino de Física passou por dois processos de reformas curriculares. A primeira, em 2013 e teve como base na pertinente necessidade de atualização do currículo, em que houve ajustes de alguns aspectos gerais e específicos identificados durante o processo de implementação e de avaliação do currículo. A segunda, em 2020, na atual Universidade Rovuma (UniRovuma), apresentou mudanças significativas, que culminaram na exclusão da componente pedagógica no curso. Neste contexto, elaborou-se a presente pesquisa com objetivo de analisar e refletir sobre as inovações e a reformulação curricular do curso de Licenciatura em Física na UniRovuma em Moçambique e suas implicações na formação de docentes de Física. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque nas matrizes curriculares instituídas nos anos de 2010, 2014 e 2021 (matriz vigente) e a abordagem indutiva para análise e extração da conclusão da pesquisa. Durante a análise da reforma curricular, pudemos constatar que o novo currículo está centrado nas aplicações da Física para indústria e para engenharia, porém, não foram incluídos nele as concepções de ensino de Física e pesquisas pedagógicas para os formandos, o que, pode impedi-los ou prejudicá-los de atuar como professor ou pesquisador nas áreas sociais e de ensino.
References
ASSANE, A. I. Reforma Curricular no Ensino Básico em Moçambique: Refletindo sobre as inovações. 11o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Anais...São João del-Rei - MG: ANPEd, 2014
BUQUE, S. L. Docência Universitária: reflexões sobre as reformas curriculares no curso de licenciatura em Geografia na Universidade Pedagógica de Moçambique. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 2, n. 3, p. 24–40, 2012.
CESÁRIO, M.; PALMA, Â. P. T. V.; PALMA, J. A. V. A reformulação curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. 4o CONPEF. Anais...Londina-PR: Universidade Estadual de Londrina, 2009
CUINICA, L. G.; MOMADE, S. I.; FORTES, A. G.; et al. Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Física. Nampula: Universidade Rovuma, 2020.
FCNM/DF. Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Ensino de Física. Revisto ed. Maputo: Universidade Pedagógica - Moçambique, 2014.
GOODSON, I. F. As políticas de Currículo e de Escolarização. Rio de Janeiro, RJ: Editora Vozes, 2008.
LOPES, A. C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. 109–119, 2004.
MOÇAMBIQUE. Lei no 27/2009, de 29 de Setembro. Lei do Ensino Superior, Moçambique Assembleia da Rapública, 2009.
PEES. Plano Estratégico do Ensino Superior 2012-2020. Maputo: Ministério da Educação, 2012.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. São Paulo-SP: Artmed Editora, 2000.
SECCO, D.; REBEQUE, P. V. DOS S.; SOUZA, J. As mudanças curriculares do curso de Licenciatura em Física e suas Implicações para a formação docente. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais...Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015
UACHISSO, B. A.; FARIA, C. F. Transformações curriculares do Ensino Básico em Moçambique: inovações, implementações e desafios do século XXI. REH - Revista Educação e Humanidades, v. 1, n. 2, p. 436–456, 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.