Organização escolar em ciclos:
estado do conhecimento
Keywords:
Educação, Organização Escolar em Ciclos, Estado do ConhecimentoAbstract
O objetivo deste artigo é analisar os resultados obtidos pelas pesquisas realizadas no país sobre a implementação da política de organização escolar em ciclos. Para obtenção dos dados foi realizada busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 19 a 25 de outubro de 2018, aplicando o recorte temporal de 2005 a 2018 e utilizando o seguinte descritor: organização escolar em ciclos. Conclui-se que, embora, a reintrodução dos ciclos no sistema escolar represente a possibilidade da superação das limitações impostas pela escola graduada, uma vez que investe na continuidade do processo de aprendizagem ao invés de sua interrupção. Muito ainda precisa ser feito para que haja o alinhamento entre os pressupostos teóricos que fundamentam a organização da escolaridade em ciclos e a prática real.
References
ARNOSTI, V.B. Ciclo de Alfabetização: as propostas e as práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2013.
ASSUNÇÃO, M.A.C. A permanência do professor regente no 1º ciclo: conflitos, dilemas e inovações na prática docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso. Mato Grosso, 2014.
BEZERRA, B. da S. Saberes docentes no cotidiano escolar: uma análise no cenário dos ciclos e da progressão continuada. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.
BORGES, L. F. F. Um currículo para a formação de professores. In: A escola mudou que mude a formação de professores. VEIGA, I. P. A; SILVA, E. F. (orgs.). Campinas, São Paulo: Papirus, 2010.
CASSUCE, F. R. C. Séries ou Ciclos? A organização da escolaridade no município de Ponte Nova, Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, 2012.
FERREIRA, I. F. Os ciclos de aprendizagem em Perrenoud: uma análise teórica-crítica. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara, 2013.
FRAIZ, R.C.C. A organização escolar em ciclos na rede municipal de Araraquara – 2001 a 2005. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. Araraquara, 2006.
FRANCO, P. L. J.; LONGAREZI, A. M. Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da Teoria da Atividade. Revista Educação e Filosofia. Uberlândia, vol. 25, n. 50, jul/dez. 2011, p.1-30.
FREITAS, L. C.de. Ciclos de Seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade. Campinas. São Paulo, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out/dez. 2010, p. 1355-1379. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 14 mar. 2018.
GIROUX, Henry A. Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1990.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 21ª ed. Porto Alegre: Mediação,1996.
MAINARDES, J. Reinterpretando os Ciclos de Aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.
______. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.
MALAQUIAS, L.M.A. Estudo sobre a implementação da política de Ciclo Básico de Alfabetização no município de Poços de Caldas. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano). Instituto de psicologia¬ da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
PEREIRA, M.S. A avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização: a realidade de uma escola do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília, 2008.
PERRENOUD, P. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre, Artmed, 2007.
SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: Profissão professor. NÓVOA, A (org.). Porto editora, 1999.
SILVA, E. R. O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. Revista Porto das Letras, Vol. 03, Nº 01, 2017.
TOLENTINO, M. A. H. Educação Continuada e Trabalho Docente no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA): o caso de uma escola da rede pública do Distrito Federal (DF). Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade de Brasília, 2007.
VEIGA, I. P. A; VIANA, C. M. Q. Q. Formação de professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, I. P. A; SILVA, E. F. (orgs.). A escola mudou que mude a formação de professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.