TECELÃS
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO INTERATIVO DIDÁTICO NO ESTILO VISUAL NOVEL SOBRE A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DE OPERÁRIAS (SÃO PAULO, 1923)
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1160Palavras-chave:
Jogos digitais, Ensino de História, história das mulheres, Primeira RepúblicaResumo
Este artigo objetiva relatar o processo de criação de um jogo eletrônico voltado para o ensino de História, bem como apresentar reflexões correlatas a essa experiência. A motivação partiu do desejo de produzir um material lúdico e eficaz a ser utilizado em sala de aula. Este game foi resultado de um diligente processo de pesquisa por parte de seus desenvolvedores e sua construção ainda se faz inaugural. Por meio do jogo e de seus recursos visuais, espera-se explorar com educandos (neste caso, jogadores) as complexidades de um contexto histórico específico: a sociedade industrial de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX, enfatizada a abordagem sobre a participação feminina em movimentos trabalhistas. Aqui, serão desenvolvidas reflexões sobre o uso de jogos na prática didática, sobretudo em História, assim como serão apresentadas as experiências originadas do processo de criação de Tecelãs: da Fábrica ao Lar, cuja primeira versão foi divulgada para teste em 2023. Para tal, serão apresentados elementos chave do percurso de produção: pesquisa histórica, enredo, roteiro, design e programação.
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