Uses of streaming plataforms in historical reserch: mapping political history in brazilian broadcast journalism (2012-2022)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2027

Keywords:

Platforms streaming, Television, Scientific Divulgation of History, Public History, Political History

Abstract

This article aims to present some reflections on the uses of streaming platforms in historical research. To this end, the study sought to map historical news material produced and broadcast by Rede Globo and its affiliated stations between 2012 and 2022, available on Globoplay. Using keyword searches on topics related to Brazilian political history, 257 videos were selected. This material was viewed and cataloged in an analytical table created with Microsoft Excel’s software. The research revealed the potential of using streaming platforms to access the collection of Brazilian broadcast journalism. It also illustrated how news broadcasts have become a significant space for the scientific divulgation of History in Brazil over the past decade.

Author Biographies

Mariana Costa Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista de Iniciação Científica (IC) CNPq (2021-2022), através do projeto "Quando o passado vira notícia: a ditadura militar brasileira nos telejornais da Rede Globo (2013-2018)". Bolsista de Iniciação Científica (IC) FAPEMIG (2022-2023), através do projeto "Telejornalismo e História Pública: a ditadura militar nos telejornais das emissoras mineiras afiliadas a Rede Globo (2014-2018)". Bolsista de Iniciação Científica (IC) FAPEMIG/UFU (2023-2024), através do projeto "A divulgação de História na televisão: a participação de historiadoras e historiadores nos telejornais da Rede Globo e de suas emissoras afiliadas (2012-2022)".

Thalisson Gustavo Graciano, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Tecnologia em Agronegócio pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2018-2021). Graduando em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista de Iniciação Científica (IC) FAPEMIG/UFU (2023-2024), através do projeto 'A divulgação de História na televisão: a participação de historiadoras e historiadores nos telejornais da Rede Globo e de suas emissoras afiliadas (2012-2022).

Wellington Amarante, Universidade Federal de Uberlândia

Professor adjunto do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE/UFU). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis. Graduado (2009) e Mestre (2011) em História pela mesma instituição. Atuou como professor na educação básica no Estado de São Paulo. Foi professor substituto do cursos de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Pontal (2012-2013) e da UNESP/Assis (2017). Foi professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína (2018-2019) e docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/UFT (2018-2020). Escreveu sua dissertação sobre a criação do programa Telecurso 2 Grau (1979-1981) e em sua tese realizou uma análise histórica comparativa da experiências de emissoras educativas, a francesa La Cinquième e o brasileiro Canal Futura (1994-2002). Desenvolveu Estágio de Pesquisa no Exterior, financiado pela FAPESP, junto ao Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LARHRA), em Lyon, França (2015), sob a supervisão da Dra. Évelyne Cohen. Foi membro fundador e do Conselho Editorial da Revista Faces da História (2013-2015), ocupando o cargo de editor-chefe em 2015. É membro dos Grupos de Pesquisa História e Mídias Eletrônicas, Mídia e Saúde, História Política Contemporânea, Laboratório de História Digital (LAHISD) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD), onde desenvolve pesquisa sobre a divulgação de História na televisão a partir dos espaços ocupados por historiadoras e historiadores no telejornalismo brasileiro entre os anos de 2012 e 2022. Integra o projeto de Cooperação Internacional Brasil-França AMIS, financiado pelo CNRS, que reúne pesquisadores brasileiros e franceses de diversas instituições e tem por objetivo refletir sobre a mídia e o audiovisual no séculos XX e XXI. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, sob a supervisão do professor Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho.

References

ALMEIDA, J.R. de; ROVAI, M.G. O. Introdução à História Pública. São Paulo: Letra & Voz, 2011.

AMARANTE, W. “Pode o passado virar notícia? A divulgação de História e a participação de historiadoras e historiadores no telejornal Bom Dia Tocantins (2013-2019)”. In: GROH, T. (Org.). Ensino de História: mídias e BNCC. Araguaína-TO: EDUFNT, 2022. p.09-18.

AMARANTE, W. “Televisão, História Pública e Ensino de História: historiadoras e historiadores no telejornalismo brasileiro”. In: SOTANA, E. C: RODRIGUES JÚNIOR, O. (Orgs.). Ensino de História e Mídias Eletrônicas. São Paulo: Paruna, 2023, p.130-141.

BECKER, B. Televisão e telejornalismo: transições. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.

BUSETTO, A. Sintonia com o contemporâneo: a TV como objeto e fonte da História. In: BEIRED, J.L.B., and BARBOSA, C.A., orgs. Política e identidade cultural na América Latina [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

CARVALHO, B. L. P. de; TEIXEIRA, A. P. T. (editores). História pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e Voz, 2019.

COMPARATO, D. Da criação ao roteiro: teoria e prática. Porto Alegre: Summus Editorial, 2009.

GIL, T. L. Como se faz um banco de dados em História. Porto Alegre: Ladeira Livros, 2021.

OLIVEIRA, A. F.; PINHEIRO, P. M.; DUTRA, J. A. A. Serviços de streaming: histórico, consumo e perspectiva. Revista Científica Multidisciplinar. v.4, n.11, 2023.

PALHA, C.L. Fontes telejornalísticas nos domínios de Clio: notas metodológicas. Tempo & Argumento, Florianópolis, v. 9, n.22, p.236-258, set./dez.2017.

RÉMOND, R. (org.). Por uma História política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

SANTHIAGO, R. Duas Palavras, Muitos Significados: Alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, A.M.; ALMEIDA, J.R. de; SANTHIAGO. História Pública no Brasil: sentidos e itinerários., org. Ana Maria Mauad, Janiele Rabêlo de Almeida, e Ricardo Santiago, 23-36, São Paulo: Letra e Voz, 2016.

Published

2024-11-04

How to Cite

Borges, M. C., Graciano, T. G., & Amarante, W. (2024). Uses of streaming plataforms in historical reserch: mapping political history in brazilian broadcast journalism (2012-2022). Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 145–170. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2027