USOS DO STREAMING NA PESQUISA HISTÓRICA: MAPEAMENTO DA HISTÓRIA POLÍTICA NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO (2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2027

Palavras-chave:

Streaming, Televisão, Divulgação de História, História Pública, História Política

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre os usos das plataformas de streaming na pesquisa histórica. Para tanto, buscou-se mapear o material telejornalístico de cunho histórico produzido e veiculado pela Rede Globo e suas emissoras afiliadas entre os anos de 2012 e 2022 disponíveis no Globoplay. A partir de uma busca por palavras-chave, sobre temas da história política brasileira, foram selecionados 257 vídeos. Esse material foi visionado na íntegra e catalogado em um quadro analítico, produzido com o software Excel, da Microsoft. A pesquisa revelou a potencialidade do uso do streaming para o acesso ao acervo do telejornalismo brasileiro. E demonstrou como o telejornal constituiu-se como um espaço relevante para a Divulgação de História no Brasil na última década.

Biografia do Autor

Mariana Costa Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em História (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista de Iniciação Científica (IC) CNPq (2021-2022), através do projeto "Quando o passado vira notícia: a ditadura militar brasileira nos telejornais da Rede Globo (2013-2018)". Bolsista de Iniciação Científica (IC) FAPEMIG (2022-2023), através do projeto "Telejornalismo e História Pública: a ditadura militar nos telejornais das emissoras mineiras afiliadas a Rede Globo (2014-2018)". Bolsista de Iniciação Científica (IC) FAPEMIG/UFU (2023-2024), através do projeto "A divulgação de História na televisão: a participação de historiadoras e historiadores nos telejornais da Rede Globo e de suas emissoras afiliadas (2012-2022)".

Thalisson Gustavo Graciano, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Tecnologia em Agronegócio pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2018-2021). Graduando em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista de Iniciação Científica (IC) FAPEMIG/UFU (2023-2024), através do projeto 'A divulgação de História na televisão: a participação de historiadoras e historiadores nos telejornais da Rede Globo e de suas emissoras afiliadas (2012-2022).

Wellington Amarante, Universidade Federal de Uberlândia

Professor adjunto do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE/UFU). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis. Graduado (2009) e Mestre (2011) em História pela mesma instituição. Atuou como professor na educação básica no Estado de São Paulo. Foi professor substituto do cursos de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Pontal (2012-2013) e da UNESP/Assis (2017). Foi professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína (2018-2019) e docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/UFT (2018-2020). Escreveu sua dissertação sobre a criação do programa Telecurso 2 Grau (1979-1981) e em sua tese realizou uma análise histórica comparativa da experiências de emissoras educativas, a francesa La Cinquième e o brasileiro Canal Futura (1994-2002). Desenvolveu Estágio de Pesquisa no Exterior, financiado pela FAPESP, junto ao Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LARHRA), em Lyon, França (2015), sob a supervisão da Dra. Évelyne Cohen. Foi membro fundador e do Conselho Editorial da Revista Faces da História (2013-2015), ocupando o cargo de editor-chefe em 2015. É membro dos Grupos de Pesquisa História e Mídias Eletrônicas, Mídia e Saúde, História Política Contemporânea, Laboratório de História Digital (LAHISD) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD), onde desenvolve pesquisa sobre a divulgação de História na televisão a partir dos espaços ocupados por historiadoras e historiadores no telejornalismo brasileiro entre os anos de 2012 e 2022. Integra o projeto de Cooperação Internacional Brasil-França AMIS, financiado pelo CNRS, que reúne pesquisadores brasileiros e franceses de diversas instituições e tem por objetivo refletir sobre a mídia e o audiovisual no séculos XX e XXI. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, sob a supervisão do professor Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

Borges, M. C., Graciano, T. G., & Amarante, W. (2024). USOS DO STREAMING NA PESQUISA HISTÓRICA: MAPEAMENTO DA HISTÓRIA POLÍTICA NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO (2012-2022) . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 145–170. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2027