Educação formal e patrimônio cultural: o ensino da história em escolas de educação básica no estado do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.184

Palavras-chave:

Ensino, História, Cultura, Preservação, Arqueologia

Resumo

O presente artigo apresenta uma síntese do trabalho desenvolvido sob a égide de contribuir com o processo ensino-aprendizagem da disciplina de História em escolas de educação básica, a partir da pesquisa arqueológica em Miracema do Tocantins e Lajeado, no Estado de Tocantins, que sustentada pela metodologia da educação patrimonial objetivou subsidiar professores quanto a importância dos sítios arqueológicos identificados e das diferentes dimensões culturais do contexto regional, na perspectiva da apropriação pelos alunos e consequente valorização/preservação pela sociedade local.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Camara Zimmermann, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1987), Curso de Aperfeiçoamento em Arqueologia Pré-Histórica e Curso de Especialização em Pré-História Brasileira pelo Instituto de Arqueologia Brasileira; Mestrado em História Social com área de concentração em Arqueologia Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutor em Ciência da Educação pela Universidad Americana (2014). Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Patrimônio Histórico/Cultural e Arqueologia, com ênfase em Assentamentos Pre-Ceramistas e Ceramista. Foi professor/pesquisador e coordenador do Núcleo Tocantinense de Arqueologia -NUTA da Fundação Universidade do Tocantins por 23 anos. É concursado como Professor adjunto III, no curso de História do Campus Universitário de Porto Nacional da Fundação Universidade Federal do Tocantins, foi cedido para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, exercendo o cargo de Superintendente no Estado do Tocantins de 2017 a 2020. Atualmente em atividade na UFT como professor e coordenador do Laboratório de Arqueologia Pre-histórica /Histórica e Educação Patrimonial - LAPHIS. Possui atuação nas áreas de Arqueologia de contrato e Arqueologia acadêmica, pesquisas e trabalhos de extensão em Educação Patrimonial.

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Camara Zimmermann, M. A. (2023). Educação formal e patrimônio cultural: o ensino da história em escolas de educação básica no estado do Tocantins. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 222–230. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.184

Edição

Seção

Artigos