A Participação da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) na promoção da gestão democrática nos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.2314

Palavras-chave:

gestão democrática, educação profissional e tecnológica, Associação de Pais Mestres e Funcionários

Resumo

Este estudo reflete sobre o papel das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) na promoção da gestão democrática no Instituto Federal do Paraná (IFPR) com vista à promoção da transparência e da corresponsabilidade nos processos institucionais. A investigação parte da seguinte problemática: Quais são os principais obstáculos que as APMFs enfrentam ao promover a transparência e a responsabilidade na gestão dos Institutos Federais e como superá-los? De forma mais específica, objetiva-se:analisar a relevância da APMF na efetivação das políticas educacionais; investigar os campi do IFPR que possuem essa associação e os benefícios proporcionados; examinar a estrutura e a integração dessas associações nos referidos campi com a comunidade acadêmica. A pesquisa é qualitativa e bibliográfica, uma vez que analisa os artigos obtidos em bases de dados como Scientific Electronic Library Online, observatório Profept, além dos documentos institucionais. A busca por essas fontes foi realizada com a utilização dos termos Gestão Democrática, Educação Profissional e Tecnológica e Associação de Pais, Mestres e Funcionários, no período de 2018 a 2022. Os resultados demonstram a importância da atuação participativa de vários indivíduos na construção de espaços dialógicos, escuta ativa e tomada de decisões coletivas. Ao mesmo tempo, observa-se que a Associação enfrenta limitações estruturais e culturais, porém, possui um potencial estratégico.

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Publicado

26.11.2025

Como Citar

dos Santos Silveira, M., & Antonechen Colombo, A. (2025). A Participação da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) na promoção da gestão democrática nos Institutos Federais. Revista Tecnia, 10(2), 17. https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.2314

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Educação e Ensino

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