A voz dos docentes da rede pública

Authors

  • Célia Rita Maciel Funiber- Fundação Universitária Iberoamericana
  • Marilene Severina Pereira de Souza Funiber- Fundação Universitária Iberoamericana
  • Taiana de Oliveira de Paoli Funiber- Fundação Universitária Iberoamericana

Keywords:

Estudantes, Oportunidades, Pandemia Covid-19, Educação, Docentes

Abstract

O presente artigo busca refletir acerca da realidade da educação no Brasil, no período que corresponde à crise desencadeada pela Pandemia de Covid-19. As experiências em forma de relatos reproduzem as vozes de milhares de docentes, de diferentes regiões do país, com suas angústias, dificuldades e superações buscam reinventar-se a cada dia. A escola vista como mediadora do tecido social, que se vê diante de um desafio sem precedentes e precisa estar ancorada a recursos tecnológicos que possam suprir as necessidades de acesso ao aprendizado de forma remota, enfrentando o grande desafio de não ser, mais uma vez, legitimadora das desigualdades historicamente estruturadas, em um país exposto às mazelas de uma política pública deficitária.

Author Biography

Célia Rita Maciel, Funiber- Fundação Universitária Iberoamericana

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (2009). Tem experiência na área de Educação.

References

LIBERALI, Fernanda Coelho; FUGA, Valdite Ferreira; DIEGUES, Ulysses Camargo Corrêa; CARVALHO, Márcia Pereira de (Orgs.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um Mundo Possível. 1.ed. Campinas/SP: Pontes Editores, 2020.

MAIA, B.R.; DIAS, P.C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. In: Estudos de Psicologia, Campinas, v.e200067, 2020.

RANGEL, Tauã Lima Verdan; GUEDES, Douglas Souza. Ensino remoto e o ofício de professor em tempos de Pandemia – Ensino Remoto e a Pandemia de COVID 19. Boa Vista: IOLE, 2021.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Aplicativo Conexão Escola 2.0 já está disponível para professores e alunos da rede estadual de Minas Gerais. Disponível em: <https://sreunai.educacao.mg.gov.br/index.php/home/institucional/quem-e-quem/9noticias/145-aplicativo-conexao-escola-2-0-ja-esta-disponivel-para-professores-e-alunos-da-redeestadual-de-minas-gerais>. Acesso em: 26 mar. 2021.

ZANELLA, Sandra. Movimento Escolas Abertas faz ato pelo retorno das aulas presenciais. Disponível em: <https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/08-02-2021/movimento-escolasabertas-faz-ato-pelo-retorno-das-aulas-presenciais.html>. Acesso em: 26 abr. 2021.

Published

2021-12-30

How to Cite

Rita Maciel, C., Severina Pereira de Souza, M., & de Oliveira de Paoli, T. (2021). A voz dos docentes da rede pública. Revista Tecnia, 6(2), 300–313. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1031

Issue

Section

Relatos de experiência