Uso do Robocode no ensino de programação em um curso médio e superior
Keywords:
Robocode, Ensino, Aprendizagem, ProgramaçãoAbstract
O índice de reprovação nas disciplinas que envolvem Programação, tais como Programação II e Programação para Web, tem se mostrado alto em razão da dificuldade que os alunos apresentam em relação ao conteúdo de Programação Orientada a Objetos. Considerando essa informação, este artigo tem como propósito relatar uma experiência com o uso da ferramenta Robocode como recurso didático de tais disciplinas. O Robocode é um jogo de programação que simula tanques-robôs com o uso da Programação Orientada a Objetos. A experiência consistiu em um estudo de caso por meio da organização e da realização da segunda edição do campeonato de Robocode do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Luziânia, que envolveu alunos do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio do curso técnico em Informática para Internet e do curso superior do Bacharelado em Sistemas da Informação. Ao fim do campeonato, foi aplicado um questionário aos alunos participantes, a fim de coletar dados referentes à atividade. Os resultados encontrados demostram que o Robocode é uma ferramenta adequada para utilização em disciplinas que envolvam Programação Orientada a Objetos, tornando-as mais divertidas e interessantes, além de favorecer o desenvolvimento dos alunos com novas habilidades em programação e raciocínio lógico e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de formação.
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