A Educação Profissional e Tecnológica e as relações da evasão e da retenção:
uma análise do perfil do estudante
Keywords:
Educação Profissional e Tecnológica, Perfil do estudante, Evasão e retençãoAbstract
Esse artigo discute a política educacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que embasa os institutos federais (IFs), criados a partir da expansão da Rede Federal. Para tanto, são analisados aspectos do perfil do estudante do Instituto Federal Farroupilha (RS), estabelecendo possíveis conexões com os objetivos preconizados pela EPT e com os índices de evasão e retenção. A produção de dados se deu a partir de entrevistas com os coordenadores dos eixos tecnológicos e com os coordenadores do Programa Permanência e Êxito (PPE), questionários aplicados aos estudantes e observações em dois câmpus do IF Farroupilha. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que os estudantes que ingressam nos câmpus pesquisados provêm da classe trabalhadora. A respeito do acesso, confirmou-se que a realidade está condizente com a política educacional que embasa os IFs. A política de permanência e êxito está diretamente relacionada com a efetividade da política dos institutos, pois, além de viabilizar o acesso, foi necessário criar o Programa Permanência e Êxito (PPE) para garantir à classe trabalhadora o direito à educação.
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 dez 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 29 maio de 2016.
______. MEC. Um novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica: concepção e diretrizes. MEC/SETEC, Brasília, 2010.
______. Relatório do Tribunal de Contas n. 506/2013. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 abr. 2013. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=163&data=18/03/2013>. Acesso em 03 jun. 2016.
IF FARROUPILHA. Projeto do Programa Permanência e Êxito dos Estudantes. Instituto Federal Farroupilha: 2014. Disponível em: <http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/conteudo.php?cat=168&sub=6013>. Acesso em 27 abril 2016.
______. Diagnóstico quantitativo e qualitativo das taxas de evasão, retenção e conclusão. Instituto Federal Farroupilha: 2016. Disponível em: <https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/8536/42c828471a6ee79308a1236bb1f0e8e5>. Acesso em 06 maio 2019.
DORE, R.; SALES, P. E. N.; CASTRO, T. L. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. In: DORE, R.; ARAUJO, A. C. de; MENDES, J. de S. (Org.). Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB/CEPROTEC/RIMEPES, 2014.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MINTO, L.W. Verbete de Teoria do Capital Humano. Glossário da História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR. Campinas, 2006. Disponível em <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_teoria_%20do_capital_humano.htm> Acesso em 06 de junho de 2016.
ORTIGARA, C.; GANZELI, P. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: permanências e mudanças. In: BATISTA, E. L.; MULLER, M. T. (orgs). A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.
PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
RUMBERGER, R. W. Dropping out: Why students drop out of high school and what can be done about it. Cambridge: Havard University Press, 2011.
SILVEIRA, R. B. O Programa Permanência e Êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, RS, 2017.
VIDOR, A.; REZENDE, C.; PACHECO, E.; CALDAS , L. Institutos Federais: Lei n. 11.892 de 29/12/2008 - Comentários e reflexões. In.: PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.