A Educação Profissional e Tecnológica e as relações da evasão e da retenção:

uma análise do perfil do estudante

Authors

  • Rozieli Bovolini Silveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Mariglei Severo Maraschin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Keywords:

Educação Profissional e Tecnológica, Perfil do estudante, Evasão e retenção

Abstract

Esse artigo discute a política educacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que embasa os institutos federais (IFs), criados a partir da expansão da Rede Federal. Para tanto, são analisados aspectos do perfil do estudante do Instituto Federal Farroupilha (RS), estabelecendo possíveis conexões com os objetivos preconizados pela EPT e com os índices de evasão e retenção.  A produção de dados se deu a partir de entrevistas com os coordenadores dos eixos tecnológicos e com os coordenadores do Programa Permanência e Êxito (PPE), questionários aplicados aos estudantes e observações em dois câmpus do IF Farroupilha.  A partir da análise dos dados, foi possível perceber que os estudantes que ingressam nos câmpus pesquisados provêm da classe trabalhadora. A respeito do acesso, confirmou-se que a realidade está condizente com a política educacional que embasa os IFs. A política de permanência e êxito está diretamente relacionada com a efetividade da política dos institutos, pois, além de viabilizar o acesso, foi necessário criar o Programa Permanência e Êxito (PPE) para garantir à classe trabalhadora o direito à educação.

Author Biographies

Rozieli Bovolini Silveira , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2015), Licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (PEG - UFSM - 2019), Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha (2016), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Participa do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais e do TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. Atualmente é servidora pública na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora no projeto "P&D Inteligência Artificial para auxílio de ações que visam à redução da evasão na Educação Profissional e Tecnológica", atuando na Rede de Apoio ao Sucesso Acadêmico (Rede ASA). Possui interesse pelas temáticas do Trabalho Pedagógico, Psicologia Histórico-Cultural e Educação Profissional e Tecnológica.

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA. Foi coordenadora da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, EJA EPT, políticas públicas, educação profissional, trabalho e educação, trabalho pedagógico e gestão escolar.

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Published

2018-12-28

How to Cite

Bovolini Silveira , R., & Severo Maraschin, M. (2018). A Educação Profissional e Tecnológica e as relações da evasão e da retenção:: uma análise do perfil do estudante. Revista Tecnia, 3(2), 33–52. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/911

Issue

Section

Educação e Ensino