Sobre a Pedagogia Musical – Theodor W. Adorno

Authors

  • Éliton Perpetuo Rosa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) https://orcid.org/0000-0002-9181-2543
  • Cristiano Aparecido da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Keywords:

Theodor Adorno, Pedagogia Musical, Tradução

Abstract

Apresentamos a tradução de um texto sobre pedagogia musical de Theodor W. Adorno. Trata-se de uma raridade no campo do ensino de música. Nesse texto Adorno aborda questões consideradas essenciais sobre o ensino da arte musical: o objetivo e finalidade da pedagogia musical, a relevância da escolha de obras de elevado nível artístico, a valorização do piano e da voz nesse processo e ainda pontuações críticas a abordagens pedagógicas equivocadas. O autor apresenta aspectos dialéticos da pedagogia musical que, ao buscar processos para o ensino da arte, pode “tornar-se fim em sim mesma”. O objetivo principal da reflexão, apresentada por Adorno, é levar os estudantes “a distinguir qualidades e níveis e, em virtude da precisão da intuição sensível, a perceber o componente intelectual que determina o conteúdo de cada obra de arte”. Para o autor, a educação musical deve se elevar ao nível musical, trabalhando com obras de qualidade em seu processo de formação. Adorno entende que, “o caminho é único, o do conhecimento musical imanente: aprender a penetrar intelectualmente em cada obra, de uma forma segundo a qual a totalidade de sua manifestação sonora se constitui em uma estrutura intelectual”. Possibilitando assim, que os estudantes possam compreender os conteúdos das obras musicais assim como são apresentados.

Author Biographies

Éliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha). Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Tecnologias em Educação pel Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Licenciado em Música (EMAC-UFG). É docente efetivo da carreira EBTT, atuando no Instituto Federal de Goiás (Brasil) na Licenciatura em Música e no Mestrado Prof-Artes. Foi professor convidado na UFG e UFRGS (Brasil), e USC e UNIR (Espanha). Foi Diretor de Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da ANPAIF (Gestão 2023/24). Coordena o MOUSIKÊ - Núcleo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical. É Editor da revista Nupeart (Qualis A1 em Arte, Educação e Interdisciplinaridade). Autor de diversos livros e artigos na área da educação musical. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral, Didática e Formação de Professores.

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Pós-doutorado e Doutorado em Educação (FE - UFG). Mestre em Música/Educação Musical (EMAC - UFG). Especialista em Música Brasileira (EMAC - UFG) e Docência Universitária (Fago). Possui graduação em Educação Artística/habilitação em Música (EMAC/UFG). Integrante (pesquisador) do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/UFG) e do Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical (MOUSIKÊ/IFG). Docente de Nível Médio e Nível Superior na área de Educação Musical no Instituto Federal de Goiás. Docente e orientador no programa de Pós-graduação stricto sensu em Artes (Prof-Artes) do IFG. Pesquisa na área de Ensino-aprendizagem em Música, Educação Musical, Educação Estética e Indústria Cultural.

References

ADORNO, Theodor W. Zur musikpädagogik (1957). In: Dissonanzen: musik in der verwarteten Welt. 7. Aufl. – Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1991. p. 102-119.

ADORNO, Theodor W. Sobre la pedagogía musical. In: (trad. esp.: Disonancias introducción a la sociología de la música, Madrid: Akal, 2009. p.110-127.

Published

2019-12-27

How to Cite

Perpetuo Rosa Pereira, Éliton, & Aparecido da Costa, C. (2019). Sobre a Pedagogia Musical – Theodor W. Adorno. Revista Tecnia, 4(2), 159–179. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/930

Issue

Section

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes