Sobre a Pedagogia Musical – Theodor W. Adorno
Keywords:
Theodor Adorno, Pedagogia Musical, TraduçãoAbstract
Apresentamos a tradução de um texto sobre pedagogia musical de Theodor W. Adorno. Trata-se de uma raridade no campo do ensino de música. Nesse texto Adorno aborda questões consideradas essenciais sobre o ensino da arte musical: o objetivo e finalidade da pedagogia musical, a relevância da escolha de obras de elevado nível artístico, a valorização do piano e da voz nesse processo e ainda pontuações críticas a abordagens pedagógicas equivocadas. O autor apresenta aspectos dialéticos da pedagogia musical que, ao buscar processos para o ensino da arte, pode “tornar-se fim em sim mesma”. O objetivo principal da reflexão, apresentada por Adorno, é levar os estudantes “a distinguir qualidades e níveis e, em virtude da precisão da intuição sensível, a perceber o componente intelectual que determina o conteúdo de cada obra de arte”. Para o autor, a educação musical deve se elevar ao nível musical, trabalhando com obras de qualidade em seu processo de formação. Adorno entende que, “o caminho é único, o do conhecimento musical imanente: aprender a penetrar intelectualmente em cada obra, de uma forma segundo a qual a totalidade de sua manifestação sonora se constitui em uma estrutura intelectual”. Possibilitando assim, que os estudantes possam compreender os conteúdos das obras musicais assim como são apresentados.
References
ADORNO, Theodor W. Zur musikpädagogik (1957). In: Dissonanzen: musik in der verwarteten Welt. 7. Aufl. – Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1991. p. 102-119.
ADORNO, Theodor W. Sobre la pedagogía musical. In: (trad. esp.: Disonancias introducción a la sociología de la música, Madrid: Akal, 2009. p.110-127.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista Tecnia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).