Sobre a Pedagogia Musical – Theodor W. Adorno
Palabras clave:
Theodor Adorno, Pedagogia Musical, TraduçãoResumen
Apresentamos a tradução de um texto sobre pedagogia musical de Theodor W. Adorno. Trata-se de uma raridade no campo do ensino de música. Nesse texto Adorno aborda questões consideradas essenciais sobre o ensino da arte musical: o objetivo e finalidade da pedagogia musical, a relevância da escolha de obras de elevado nível artístico, a valorização do piano e da voz nesse processo e ainda pontuações críticas a abordagens pedagógicas equivocadas. O autor apresenta aspectos dialéticos da pedagogia musical que, ao buscar processos para o ensino da arte, pode “tornar-se fim em sim mesma”. O objetivo principal da reflexão, apresentada por Adorno, é levar os estudantes “a distinguir qualidades e níveis e, em virtude da precisão da intuição sensível, a perceber o componente intelectual que determina o conteúdo de cada obra de arte”. Para o autor, a educação musical deve se elevar ao nível musical, trabalhando com obras de qualidade em seu processo de formação. Adorno entende que, “o caminho é único, o do conhecimento musical imanente: aprender a penetrar intelectualmente em cada obra, de uma forma segundo a qual a totalidade de sua manifestação sonora se constitui em uma estrutura intelectual”. Possibilitando assim, que os estudantes possam compreender os conteúdos das obras musicais assim como são apresentados.
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Citas
ADORNO, Theodor W. Zur musikpädagogik (1957). In: Dissonanzen: musik in der verwarteten Welt. 7. Aufl. – Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1991. p. 102-119.
ADORNO, Theodor W. Sobre la pedagogía musical. In: (trad. esp.: Disonancias introducción a la sociología de la música, Madrid: Akal, 2009. p.110-127.
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