Considerações sobre a Aufklärung Kantiana

Autores/as

  • Paola Nunes de Souza paolansouza@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Palabras clave:

Aufklärung, Esclarecimento, Ética, Moral, Educação

Resumen

Este artigo busca propor a reflexão sobre o conceito de Aufklärung em Kant a partir do diálogo com algumas questões presentes em seu sistema filosófico. Intenta-se pensar a Aufklärung (aqui traduzida como Esclarecimento) como um processo individual do sujeito, e não como um momento da História, como o é o Iluminismo ou a Era das Luzes. Ademais, discute-se também o vínculo da Aufklärung com alguns conceitos kantianos como a autonomia, a liberdade e o dever. Ao final, aponta-se para algumas questões importantes como a relação desse conceito com o entendimento, com a filosofia política e com a educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paola Nunes de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Bacharela em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Goiás (2006). Mestra em Estudos Literários, pela Universidade Federal do Paraná (2009) e, também, Mestra em Filosofia, pela Universidade Federal de Goiás (2019). Atualmente, trabalha no Instituto Federal de Goiás (IFG), exercendo o cargo de redatora na Diretoria de Comunicação da Reitoria do Instituto Federal de Goiás.

Citas

BAHR, E. (Org.). Was ist Aufklärung? Kant, Erhard, Hamann, Herder, Lessing, Mendelssohn, Riem, Schiller, Wieland: Thesen und Definitionen. Stuttgart: Universal Bibliothek, 2006.

CASSIRER, E. A filosofia do Iluminismo. Trad. Álvaro Cabral. 3. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1997.

HOBSBAWM, E. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

KANT, I. Lectures on ethics. Trad. Louis Infield. New York: Harper Torchbooks, 1963.

______. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? Trad. Floriano de Sousa Fernandes. In: ______. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974.

______. Crítica da razão prática. Trad. Valério Rohden. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Trad. Valério Rohden e António Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009.

______. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

______. Idee zu einer allgemeinen Geschichte in weltbürgerlicher Absicht. Disponível em: http://gutenberg.spiegel.de/buch/-3506/1 Acesso em: 27 abr. 2016.

KLEIN, J. T. A resposta kantiana à pergunta: que é esclarecimento? Revista Ethic@, Florianópolis, v. 8, n 2, p. 211-227, dez. 2009.

Publicado

2018-06-20

Métricas


Visualizações do artigo: 92     PDF (Português (Brasil)) downloads: 89

Cómo citar

PAOLA NUNES DE SOUZA. Considerações sobre a Aufklärung Kantiana. Revista Tecnia, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 47–67, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/901. Acesso em: 31 dic. 2025.

Número

Sección

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.