A relação público/privado na educação infantil:

aspectos históricos e sociais

Autores/as

  • Telma Aparecida Teles Martins Silveira teles.telma@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás (IFG) https://orcid.org/0000-0003-1135-1087
  • Priscila Kelida Assis Galvão priskelida@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palabras clave:

Educação Infantil, Políticas públicas, Parcerias público-privadas

Resumen

O presente artigo deriva de pesquisa financiada pelo CNPq. A pesquisa objetivou analisar os arranjos institucionais estabelecidos entre o poder público municipal de Goiânia e as instituições privadas para a oferta de Educação Infantil. Para tal objetivo, optou-se pelo método materialista histórico-dialético que visa compreender o objeto em seu caráter dinâmico, concreto, multifacetado e o seu caráter de provisoriedade. A fim de abarcar o objeto em sua totalidade, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, com especial ênfase em documentos normativos produzidos no contexto do município pesquisado e em âmbito nacional. O contexto da pesquisa permeia reflexões sobre as concepções de infância, criança, direitos sociais e de Educação Infantil. Em relação às parcerias, trata a à questão do direito social à educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

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Biografía del autor/a

Telma Aparecida Teles Martins Silveira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2015). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFG Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e pesquisadora na mesma Instituição educacional. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias educacionais e processos formativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e gestão do trabalho pedagógico, Educação Infantil, Currículo e práticas pedagógicas em diferentes mediações, trabalho docente, formação e profissionalização docente, Processos de ensino e aprendizagem-desenvolvimento.

Priscila Kelida Assis Galvão, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduação realizada de Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/GOIÂNIA-OESTE), e Especialista em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente pela Universidade Federal de Goiás (UFG/FE). Buscando construir minhas experiências na área da Educação, com ênfase no processo de interação entre sujeito/s e cultura/s, politicas públicas e sociais.

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Publicado

2020-12-30

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Cómo citar

APARECIDA TELES MARTINS SILVEIRA, Telma; KELIDA ASSIS GALVÃO, Priscila. A relação público/privado na educação infantil:: aspectos históricos e sociais. Revista Tecnia, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 90–111, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/997. Acesso em: 18 dic. 2025.

Número

Sección

Educação e Ensino

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