Cultural identity and historical approaches: Heavy Metal as a vector of teaching in the digital age

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1400

Keywords:

Cultura, Ensino de História, Música

Abstract

The aim of this study is to introduce music, specifically the heavy metal genre, as an interdisciplinary tool for teaching history and to demonstrate how music brings people closer to their history, helping to preserve cultures and identities. In a general context, the digital age provides an easier way to use music as a teaching vector, as much because of the globalisation factor as because of the ease of access it promotes. The methodology used was a bibliographical review, analysis of the bands discographies and compositions to provide a basis for the debate presented, as well as research into digital media and networks to obtain data and material. The Brazilian band Angra emerges as the focus for analysis and its potential use for teaching Brazilian history linked to interdisciplinarity with English, literature and sociology.

Author Biography

Ana Maria da Cunha Rosado, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda e bolsista CAPES no programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie; desenvolvendo pesquisas na área da cultura, memória, identidade, cidade e educação. Formada em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e mestre em Planejamento Urbano e Regional, pelo Instituto Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) da UNIVAP (mestrado realizado com bolsa CAPES); na graduação e no mestrado realizei pesquisas na área da cidade, memória, cultura caipira e historiografia (trabalhando principalmente as cidades de São José dos Campos e Aparecida -SP). No anos da graduação atuei como estagiária no Colégio Poliedro, fui bolsista p nos projetos PIBID e Residência Pedagógica e aluna de iniciação científica com participação no projeto de extensão pesquisa e ação do Laboratório de Cartografias Sociais de 2018 até 2021. Possuo Pós Graduação em LIBRAS e aperfeiçoamento em psicopedagogia, além de ser Técnica em Administração Empresarial. Atualmente parecerista voluntária na revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD).

References

Álbum Angels Cry, disponível em: <https://www.vagalume.com.br/angra/discografia/angels-cry.html > acesso em 06/02/2024 as 17:40.

Álbum Black Sabbath, disponível em: <https://www.letras.mus.br/black-sabbath/discografia/black-sabbath-1970/ > acesso em 04/02/2024 as 10:50.

Álbum Holy Landy, disponível em: <https://www.vagalume.com.br/angra/discografia/holy-land.html > acesso em 03/02/2024 as 23:50.

Álbum Senjutsu, disponível em: <https://www.letras.mus.br/iron-maiden/discografia/senjutsu-2021/ > acesso em 03/02/2024 as 23:45

ALVES, Camila Gomes. Manifestações musicais: uma análise dos movimentos sociais na cidade do Rio de Janeiro, a partir da música popular brasileira. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória- ES, 2014. Disponível em: < https://www.cbg2014.a/gb.org.br/resources/anais/1/1404684432_ARQUIVO_CamilaGomesAlves.pdf > acesso em 30/01/2024 as 19:03.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro- RJ: Editora Zahar, 2005.

BENTO, Suellen Cristina Soares. Música, memória e identidade nacional: uma abordagem histórica do álbum Holy Land, Angra (1996). Florianópolis- SC: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à banca de avaliação da Universidade Federal de Santa Catarina, para obtenção do Grau de Bacharela e Licenciada em História, 2020.

Biografia da banda Angra disponível em : <https://www.vagalume.com.br/angra/biografia/ > acesso em 30/01/2024 as 18:24

Civil War (música e letra) , disponível em: <https://www.vagalume.com.br/guns-n-roses/civil-war-traducao.html> acesso em 04/02/2024 as 11:05.

Cronograma do 1º ano do Ensino Médio Estado de SP, disponível em: < https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/pdfs/Habilidades%20Essenciais%20de%20Historia%20-%20EM.pdf > acesso em 13/05/2024 as 15:55

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 10º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Paz e Terra, 2022.

História do Álbum Angels Cry, disponível em:< https://igormiranda.com.br/2023/11/angra-angels-cry-1993-album-historia/ > acesso em 07/02/2024 as 00:11.

História do Heavy Metal, disponível em: <https://rockandroll.blog.br/rock-and-roll/historia-do-rock-and-roll/afinal-o-que-e-heavy-metal/#:~:text=O%20g%C3%AAnero%20musical%20surgiu%20no,final%20da%20d%C3%A9cada%20de%2080. > acesso em 02/02/2024 as 11:25

História da música Carolina IV, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dawevsIWAv0 > acesso em 02/02/2024 as 18:45.

Imagem da capa do álbum Holy Land, disponível em: <https://open.spotify.com/album/2NSlJrtlqkv1lfUvoEZ0EL?si=eD3bRCiFQ0mqx2uLi20ZaA > acesso em 08/05/2024 as 16:00

Imagem da capa do álbum Powerslave, disponível em: <https://open.spotify.com/album/309KOMEivisMmBuzk09635?si=wgO_M5H2TLexextoocXx1g > acesso em 08/05/2024 as 16:05

Imagem da capa do álbum Senjutsu, disponível em: <https://open.spotify.com/album/3TymcPWXqsCRA5oSL0TkPU?si=HsSaqEEcRTe0-O917bJPgQ > acesso em 08/05/2024 as 16:07

JUNIOR, Nilton Silva Jardim. Maracatu Metálico: influência de ritmos brasileiros na obra das bandas Angra e Sepultura. Rio de Janeiro-RJ: UFRJ, 2005.

LEÃO, Tom. Heavy Metal – guitarras em fúria. São Paulo- P: Editora 34, 1997.

LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. 2ª ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Matéria online sobre a banda Angra, disponível em:< https://igormiranda.com.br/2023/11/angra-angels-cry-1993-album-historia/ > acesso em 06/02/2024 as 17:50.

Músicas do Iron Maiden, disponível em: <https://www.letras.mus.br/iron-maiden/ > acesso em 03/02/2024 as 23:40.

NATIVIDADE, N. T. et al. Música em sala de aula. Projeto de TCC apresentado ao Curso de Pedagogia – Formação de Professores para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Projeto Professor Nota 10, da Faculdade de Ciências da Educação – FACE – do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, como parte das exigências para conclusão da disciplina Monografia I: Brasília: DF, 2005. One (música e letra), disponível em: <https://www.vagalume.com.br/metallica/one-traducao.html > acesso em 04/02/2024 as 11:15.

OSBOURNE, Ozzy. Eu sou Ozzy. Tradução de Marcelo Barbão. São Paulo: Saraiva, 2010.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 3ª. Ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2014.

RIBEIRO, Helton. Led Zeppelin. (Coleção Folha, Rock Stars; vol.7). São Paulo-SP: Editora Imaginaboooks: Folha de São Paulo, 2023.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-científico-informacional. – 5.ed. 1 reimpr. – São Paulo- SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

System Of a Down (biografia), disponível em:< https://www.vagalume.com.br/system-of-a-down/biografia/ > acesso em 06/02/2024 as 11:50.

VIEIRA, Fábio Antunes. Iron Maiden: História, Música e Imagem. Caminhos da História, Revista do departamento de história do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)- Volume 22, nº 1, 2017.

War Pigs (música e letra), disponível em: <https://www.vagalume.com.br/black-sabbath/war-pigs-traducao.html > acesso em 04/02/2024 as 11:10.

Published

2024-10-31

How to Cite

Rosado, A. M. da C. (2024). Cultural identity and historical approaches: Heavy Metal as a vector of teaching in the digital age . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(6), 29–44. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1400