Eficiência da Gestão de TI: desafios e estratégias nos setores público e privado
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.2257Palavras-chave:
gestão de TI, frameworks, eficiência organizacional, governança de TI, inovação tecnológicaResumo
Este artigo investiga a aplicação de frameworks de gestão de TI em organizações dos setores público e privado, enfatizando a importância do alinhamento entre os recursos tecnológicos e os objetivos estratégicos. Fundamentado em uma ampla revisão da literatura, o estudo analisa os principais frameworks – Itil, Cobit, Scrum, Babok e Pmbok – e discute como cada um contribui para a eficiência dos processos e para a mitigação de riscos organizacionais. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, utilizou uma abordagem mista, combinando a aplicação de questionário online com análise qualitativa das experiências relatadas por profissionais de TI. Os resultados apontam que, embora o reconhecimento da relevância da gestão de TI seja consensual, a aplicação prática dos frameworks se mostra mais consolidada no setor privado, onde se observa uma integração efetiva entre as áreas e uma resposta mais ágil aos desafios operacionais. Em contrapartida, o setor público ainda enfrenta barreiras estruturais e orçamentárias que limitam a implementação de práticas robustas de governança. Conclui-se que a adoção de metodologias padronizadas pode impulsionar a modernização e a performance operacional, sendo recomendada a formulação de políticas específicas e programas de capacitação para reduzir as disparidades entre os setores.
Referências
ARAÚJO, R. L. Gerenciamento de infraestrutura de TI: abordagem acerca da estrutura de TI de uma agência reguladora. 61 f. Monografia (Especialização em Gestão em Tecnologia da Informação) – Departamento de Engenharia Elétrica, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/29553/1/2017_ReginaldoLiraDeAra%C3%BAjo_tcc.pdf. Acesso em: 17 nov. 2025.
AXELOS. ITIL Foundation: ITIL. 4. ed. London: TSO (The Stationery Office), 2019.
DELHIJ, A.; VAN SOLINGEN, R.; WIJNANDS, W. The eduScrum guide: The rules of the game. [S. l.]: eduScrum Team, 2015.
FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 4. ed. São Paulo: Brasport, 2014.
INFORMATION SYSTEMS AUDIT AND CONTROL ASSOCIATION. COBIT® 2019 Framework: Governance and Management Objectives. 1. ed. Rolling Meadows, IL: ISACA, 2018.
INTERNATIONAL INSTITUTE OF BUSINESS ANALYSIS. A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide) v. 3. Toronto: IIBA, apr. 2015. Disponível em: https://www.iiba.org. Acesso em: 15 abr. 2025.
PESSOA, C. R. M. et al. Da gestão de TI à gestão de informação e tecnologia: uma abordagem teórica da evolução do conceito. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador, BA. Anais [...]. Salvador, BA, 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/190304. Acesso em: 6 out. 2025.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide). 6. ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2017.
SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. The Scrum Guide: The definitive guide to Scrum: The rules of the game. [S. l.]: Scrum.org, nov. 18, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).