Elaboração e Avaliação do Aplicativo Educacional:

Jogo de Memória Musical

Authors

  • Eliton Perpetuo Rosa Pereira Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • RaphaeL Renna Veiga Alves da Costa Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Renan Chamberlain Franco de Souza Instituto Federal de Goiás (IFG)

Keywords:

Educação, M´úsica, Aplicativo

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivos projetar e avaliar um aplicativo educacional de jogo de memória musical. Com caráter exploratório qualitativo e com estudo de caso, esta investigação envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre o processo histórico da educação e tecnologias no Brasil, revisão da produção acadêmica para o embasamento sobre a evolução, elaboração e avaliação de softwares e, por fim, o desenvolvimento e avaliação do aplicativo original. A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um questionário adaptado do trabalho de Sousa (2016), o qual foi enviado para alguns professores de música. As análises foram desenvolvidas a partir das respostas desses professores. O aplicativo poderá ser melhorado em pesquisas futuras e disponibilizado nas plataformas de aplicativos para dispositivos móveis. Os resultados revelaram problemas no aplicativo desenvolvido, mas também apresentam sugestões e elogios. Concluiu-se que, independentemente da forma de uso do aplicativo, esse pode ter um viés educacional.

Author Biographies

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha), Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Licenciado em Música pela EMAC-UFG e em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. É docente efetivo da carreira EBTT, atuando no Instituto Federal de Goiás (Brasil) em cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e EJA, na Licenciatura em Música, na Licenciatura em Dança, no Bacharelado em Cinema e Audiovisual e no Mestrado Prof-Artes. Foi professor convidado na UFG nos cursos de Artes Visuais, Teatro e Música e na UFRGS em cursos EaD (Brasil), e na USC e UNIR em cursos de graduação e pós-graduação presenciais e EaD na Espanha. Atua como Diretor de Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da ANPAIF (Gestão 2023/2024). É representante de Goiás na ABEM Centro-Oeste, gestão 2024/2026. Coordena o MOUSIKÊ - Núcleo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical. É Editor da revista Nupeart (Qualis A1 em Arte, Educação e Interdisciplinaridade). Autor de diversos livros e artigos na área da educação musical. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral, Interdisciplinaridade, Didática e Formação de Professores. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9181-2543

RaphaeL Renna Veiga Alves da Costa, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Graduando em Licenciatura em Música através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Renan Chamberlain Franco de Souza, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Graduando em Licenciatura em Música através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG).

References

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisas e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

COSTA, Raphael R. V. A. da; SOUZA, Renan C. F. de. Elaboração e avaliação do aplicativo musical: jogo de memória musical. Monografia de Licenciatura em Música. Instituto Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

DE OLIVEIRA, M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011. 72 p. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf: Acesso em 08/10/2020.

DE SOUSA, P. G. et al. Aplicativo Caixa De Música: recurso para aprimoramento das concepções sobre diversidade na educação infantil. RENOTE, v. 16, n. 2, p.311-320, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/89291. Acesso em 19/09/2020.

FEEDBACK: Entenda o que significa, qual a importância e exemplos. Blog Vaipe, 2019. Disponível em: https://vaipe.com.br/blog/feedback/. Acesso em: 7 de out. de 2020.

FREITAS, V.; MORAIS, A. Ensino De Música Apoiado Pelo Uso De Serious Games: Revisão Sistemática Sobre O Panorama De Publicações Nacionais E Internacionais. BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE). Anais...2019. p.833. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8811. Acesso em: 21/06/2020.

HARMONIC VISION INC. Music Ace De Luxe. Software. Chicago, USA: Harmonic Vision, 2004.

IAZZETTA, F. O fonógrafo, o computador e a música na universidade brasileira. X ENCONTRO NACIONAL DA ANPPOM. Anais... Goiânia, 27 a 30 de agosto, 1997. p. 161-165.

JÚNIOR, G. S. V.; CASTRO-FILHO, J. A. Avaliação de Software para o Ensino de Música: reconhecendo a singularidade do discurso musical. In: WIE - XI WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA. AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA O ENSINO DE MÚSICA: RECONHECENDO A SINGULARIDADE DO DISCURSO MUSICAL. Anais...2005. p. 2558. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/833/819. Acesso em 29/08/2019.

JÚNIOR, L. F. do N.; DIAS U. M. Uma ferramenta de auxílio ao ensino de música. In: XXVCONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP. Anais eletrônicos... Campinas, 2017. DOI: 10.19146/pibic-2017-79110

KRÜGER, S. E. Desenvolvimento, testagem e proposta de um roteiro para avaliação de software para educação musical. Mestrado em Educação Musical. Universidade Federal do Rio Grande do Sul–PPG Música, Mestrado e Doutorado. Porto Alegre, 2000.

MELO, R. S.; CARVALHO, M. J. S. Aplicativos Educacionais Livres Para Mobile Learning. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE. Anais... 2014. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/5809. Acesso em: 11/04/2020.

NICHELE, A.G; SCHLEMMER, E. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. RENOTE, v. 12, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/53497.

Acesso em: 28/08/2019;

PEREIRA, E. P. R. Música, Educação e Informática: gênese e construção de conceitos musicais na escola. Goiânia: Editora IFG, 2013.

RAZIŪNAITĖ, P. et al. Designing an educational music game for digital game-based learning: A Lithuanian case study. In: 41st International convention on information and communication technology, electronics and microelectronics (MIPRO). IEEE, 2018. pp. 0800-0805. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8400148.

Acesso em 15/05/2020.

RODRIGUES, H. J. Musitec: Tutorial Multimídia No Ensino Da Música Contemporânea. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Anais... Brasília. 2006. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/01_Com_EdMus/sessao01/01COM_EdMus_0105-136.pdf. Acesso em: 15/05/2020.

SACCOL, A. et al. M-learning e U-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Perarson, v. 30, 2011.

SALEN, K.; TEKINBAŞ, K. S.; ZIMMERMAN, E. Rules of play: Game design fundamentals. MIT press, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology. 2004.

SANTOS, F. M. de V.; FREITAS, S. F. de. Avaliação Da Usabilidade De Ícones De Aplicativo De Dispositivo Móvel Utilizado Como Apoio Educacional Para Crianças Na Idade Pré-Escolar. Ação Ergonômica: Revista Brasileira de Ergonomia, v.11, n.1, 2017. Disponível em:<http://abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/696/279>. Acesso em: 08/10/2020.

SILVA, P. F.; SILVA, T. P.; SILVA, G. N. StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, v. 13, n. 7, p. 1-10, 2015. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/12/Art25-vol13-dez2015.pdf. Acesso em: 08/10/2020

SONEGO, A. H. S.; BEHAR, P. A. M-learning: Reflexões E Perspectivas Com O Uso De Aplicativos Educacionais. In: NUEVAS IDEIAS EM INFORMATICA EDUCATIVA: MEMORIAS XVII CONGRESO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, TISE. Anais... Santiago: Universidade do Chile. 2015. p. 521-526. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/521-526.pdf. Acesso em 11/04/2020.

SOUSA, R. C. Um Estudo Sobre Avaliação de Software Para Educação Musical: Revisão do Roteiro Krüger Para Dispositivos Móveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016 p. 52. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/17583. Acesso em: 08/10/2020.

SUBOTNICK, M. (1999). Making Music. Software. São Paulo: Editora Moderna.

SWANWICK, Keith. Music, mind and education. Routledge, 2003.

TAROUCO, L. M. R. et al. Objetos de Aprendizagem para M-learning. 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/objetosdeaprendizagem_sucesu.pdf. Acesso em: 23/01/2020.

TRAXLER, J. Defining, Discussing and Evaluating Mobile Learning: The moving finger writes and having writ. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 8, n. 2, 15 Jun. 2007. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/346. Acesso em: 15/01/2020.

VALENTIM, H. Para uma Compreensão do Mobile Learning: Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. Lisboa. Dissertação de Mestrado. 2009. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/3123/1/Hugo_Valentim_M-learning.pdf. Acesso em: 05/04/2020.

Published

2021-06-30

How to Cite

Perpetuo Rosa Pereira, E., Renna Veiga Alves da Costa, R., & Chamberlain Franco de Souza, R. (2021). Elaboração e Avaliação do Aplicativo Educacional:: Jogo de Memória Musical. Revista Tecnia, 6(1), 153–176. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1013

Issue

Section

Educação e Ensino