Elaboração e Avaliação do Aplicativo Educacional:

Jogo de Memória Musical

Autores/as

  • Eliton Perpetuo Rosa Pereira elitonpereira@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • RaphaeL Renna Veiga Alves da Costa rrveigaifg@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Renan Chamberlain Franco de Souza chamberlainrenan@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás (IFG)

Palabras clave:

Educação, M´úsica, Aplicativo

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivos projetar e avaliar um aplicativo educacional de jogo de memória musical. Com caráter exploratório qualitativo e com estudo de caso, esta investigação envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre o processo histórico da educação e tecnologias no Brasil, revisão da produção acadêmica para o embasamento sobre a evolução, elaboração e avaliação de softwares e, por fim, o desenvolvimento e avaliação do aplicativo original. A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um questionário adaptado do trabalho de Sousa (2016), o qual foi enviado para alguns professores de música. As análises foram desenvolvidas a partir das respostas desses professores. O aplicativo poderá ser melhorado em pesquisas futuras e disponibilizado nas plataformas de aplicativos para dispositivos móveis. Os resultados revelaram problemas no aplicativo desenvolvido, mas também apresentam sugestões e elogios. Concluiu-se que, independentemente da forma de uso do aplicativo, esse pode ter um viés educacional.

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Biografía del autor/a

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha), Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Licenciado em Música pela EMAC-UFG e em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. É docente efetivo da carreira EBTT, atuando no Instituto Federal de Goiás (Brasil) em cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e EJA, na Licenciatura em Música, na Licenciatura em Dança, no Bacharelado em Cinema e Audiovisual e no Mestrado Prof-Artes. Foi professor convidado na UFG nos cursos de Artes Visuais, Teatro e Música e na UFRGS em cursos EaD (Brasil), e na USC e UNIR em cursos de graduação e pós-graduação presenciais e EaD na Espanha. Atua como Diretor de Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da ANPAIF (Gestão 2023/2024). É representante de Goiás na ABEM Centro-Oeste, gestão 2024/2026. Coordena o MOUSIKÊ - Núcleo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical. É Editor da revista Nupeart (Qualis A1 em Arte, Educação e Interdisciplinaridade). Autor de diversos livros e artigos na área da educação musical. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral, Interdisciplinaridade, Didática e Formação de Professores. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9181-2543

RaphaeL Renna Veiga Alves da Costa, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Graduando em Licenciatura em Música através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Renan Chamberlain Franco de Souza, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Graduando em Licenciatura em Música através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG).

Citas

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Publicado

2021-06-30

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Cómo citar

PERPETUO ROSA PEREIRA, Eliton; RENNA VEIGA ALVES DA COSTA, RaphaeL; CHAMBERLAIN FRANCO DE SOUZA, Renan. Elaboração e Avaliação do Aplicativo Educacional:: Jogo de Memória Musical. Revista Tecnia, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 153–176, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1013. Acesso em: 19 dic. 2025.

Número

Sección

Educação e Ensino

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