Um panorama da pesquisa nacional sobre gamificação no ensino de Física

Authors

  • João Batista da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Gilvandenys Leite Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Keywords:

Gamificação, Ensino de Física, Tecnologias digitais, Pesquisa

Abstract

A gamificação é uma metodologia de aprendizagem ativa que consiste na utilização de elementos de games em contextos fora dos games para envolver, motivar, aumentar a atividade, promover a aprendizagem e resolver problemas. Nos últimos anos, foi evidenciado um aumento exponencial da quantidade de pesquisas sobre essa metodologia. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo fornecer um panorama atualizado e sistematizado da produção científica nacional na área de gamificação no ensino de Física. Portanto, foi realizada uma revisão da literatura nacional sobre a gamificação aplicada ao ensino de Física nos últimos anos. A consulta foi feita em três bases de dados: Google Acadêmico, Directory of Open Access Journals (DOAJ) e Bielefield Academic Search Engine (Base). Os resultados da pesquisa revelaram a necessidade de desenvolvimento de mais investigações na área de gamificação aplicada ao ensino de Física, e uma enorme carência de trabalhos que abordem esse tema, principalmente sobre a Educação Básica. Apesar da carência revelada, foi evidenciado o potencial dessa metodologia ativa para motivar, atrair e engajar os alunos em atividades na sala de aula.

Author Biographies

João Batista da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Especialista em ensino de Física pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Na área de pesquisa em ensino de Física, realiza investigações sobre metodologias ativas aplicadas no ensino de Física, com ênfase em gamificação e aprendizagem baseada em jogos digitais. Tem interesse pelas áreas de ensino conceitual de óptica geométrica, oficinas de óptica geométrica utilizando materiais de baixo custo, e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Física. Atualmente é professor titular da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Phd em Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho, Portugal (2021), Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2010), Mestre em Computação Aplicada (UECE/IFCE/2005), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNICAP-PE /1989) e Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1987). Sua tese de doutorado trata de um instrumento e de um modelo de avaliação formativa para ambientes virtuais de aprendizagem, denominado Modelo Learning Vectors (Modelo LV), prêmio de melhor Tese de 2011 em concurso promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Tem experiência na área de informática educativa, com ênfase em desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (OA) voltados para Ciências e Matemática. Tem experiência em EaD como Tutor a distância, Formador e Especialista em Conteúdos da Universidade Aberta do Brasil e demais programas de educação aberta e a distância do IFCE e do Instituto UFC Virtual. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal do Ceará atuando no Ensino Técnico Integrado, nas Licenciaturas de Física e Matemática, já atuou no Mestrado em Ciências da Computação, hoje é professor permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática e do Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), também atua em projetos de extensão, promovendo para alunos da rede pública, Oficinas de Ciências e Matemática, bem como, capacitando professores da rede pública quanto ao uso disruptivo de tecnologias educacionais e metodologias ativas para a sala de aula.

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Published

2017-06-30

How to Cite

Batista da Silva, J., & Leite Sales, G. (2017). Um panorama da pesquisa nacional sobre gamificação no ensino de Física. Revista Tecnia, 2(1), 105–121. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/890

Issue

Section

Educação e Ensino