Um panorama da pesquisa nacional sobre gamificação no ensino de Física
Keywords:
Gamificação, Ensino de Física, Tecnologias digitais, PesquisaAbstract
A gamificação é uma metodologia de aprendizagem ativa que consiste na utilização de elementos de games em contextos fora dos games para envolver, motivar, aumentar a atividade, promover a aprendizagem e resolver problemas. Nos últimos anos, foi evidenciado um aumento exponencial da quantidade de pesquisas sobre essa metodologia. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo fornecer um panorama atualizado e sistematizado da produção científica nacional na área de gamificação no ensino de Física. Portanto, foi realizada uma revisão da literatura nacional sobre a gamificação aplicada ao ensino de Física nos últimos anos. A consulta foi feita em três bases de dados: Google Acadêmico, Directory of Open Access Journals (DOAJ) e Bielefield Academic Search Engine (Base). Os resultados da pesquisa revelaram a necessidade de desenvolvimento de mais investigações na área de gamificação aplicada ao ensino de Física, e uma enorme carência de trabalhos que abordem esse tema, principalmente sobre a Educação Básica. Apesar da carência revelada, foi evidenciado o potencial dessa metodologia ativa para motivar, atrair e engajar os alunos em atividades na sala de aula.
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