Educação Científico-Tecnológica e desenvolvimento tecnocientífico:

em busca de uma reorientação social para a C&T

Authors

  • Loryne Viana Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Keywords:

Educação Científico-Tecnológica, Tecnociência, Filosofia da Ciência, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia

Abstract

O objetivo deste estudo é analisar os sentidos e as perspectivas de ruptura com o paradigma tecnocientocrata na Educação Científico-Tecnológica (ECT). Reconstrói-se, nesse sentido, um percurso que dialoga com Snow (1995) e Japiassu (2005) e se apoia em Dagnino (2011) para embasar a problematização, bem como para dimensionar os horizontes de ação no contexto da Educação Científico-Tecnológica. Esboçando reflexões sobre cursos de ação possíveis, reafirma-se a necessidade de uma reorientação social para o desenvolvimento tecnológico em detrimento da orientação mercadológica vigente.

Author Biography

Loryne Viana Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2012). Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2019). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (2020-atual). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, desde 2014, ministrando disciplinas de filosofia geral, lógica, ética, educação e correlatas no ensino de nível médio técnico e superior em diferentes eixos tecnológicos. Na mesma instituição desenvolve ações de pesquisa e extensão diversas. Membra da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - ESOCITE.BR e da Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social - ABEPETS. Agenda de pesquisa voltada para Políticas Cognitivas - aquelas relacionadas à produção do conhecimento -, sobretudo nos temas: Políticas de Ensino Básico e Superior; Políticas de Extensão Universitária; Política Científica e Tecnológica; Ciência, Tecnologia e Sociedade.

References

BACON, F. Novum Organum. In: ______. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

DAGNINO, R. A Tecnologia social e seus desafios. In: LASSANCE JR., A. et al. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.

______. Por que a educação em ciência, tecnologia e sociedade vem andando tão devagar? In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília:

Ed. UnB, 2011.

DUSEK, V. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

ELLUL, J. A técnica e o desafio do século. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

JAPIASSU, H. Ciência e destino humano. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

MUMFORD, L. The First Megamachine. Diogenes, v.14, n. 55, p. 1-15,

set. 1966.

______. The Myth of the Machine: Technics and Human Development. Harcourt: Brace & World, 1967.

NEDER, R.T.; MORAES, R.A. Para onde vai a universidade diante da política de ciência & tecnologia no Brasil. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

SANTOS, W. L. P dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 30, p. 474-492, set./dez. 2007.

SANTOS, W. L. P.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Ed. UnB, 2011.

SERAFIM, L. A democracia brasileira, reforma do estado e os desafios para o exercício do controle social. Ideias, Campinas, n. 1, 1º sem. 2010.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura: uma versão ampliada das duas culturas e a revolução científica. São Paulo: Edusp, 1995.

TRIGUEIRO, M. G. S. Sociologia da tecnologia: bioprospecção e legitimação. São Paulo: Centauro 2009.

VOGT, C. A espiral da cultura científica. ComCiência, jul. 2003. Disponível em: <http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/>. Acesso em: fev. 2018.

Published

2018-06-20

How to Cite

Viana Oliveira, L. (2018). Educação Científico-Tecnológica e desenvolvimento tecnocientífico:: em busca de uma reorientação social para a C&T. Revista Tecnia, 3(1), 124–141. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/905

Issue

Section

Educação e Ensino