Debatendo questões científicas e político-econômicas em torno da depleção do ozônio estratosférico
Keywords:
Ozônio, Depleção Estratosférica, Questões Científicas, Protocolo de Montreal, Questões Político-EconômicasAbstract
A passagem dos trinta anos da assinatura do Protocolo de Montreal foi o ponto de partida para iniciarmos uma série de investigações sobre o ozônio, a depleção da camada estratosférica e o banimento do uso gases de refrigeração, conhecidos como CFCs (clorofluorcarbonetos). Publicação recente em outro periódico científico foi motivadora e incentivadora para a escrita deste artigo, que, por meio de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo debater sobre a depleção do ozônio estratosférico, vista por muitos como uma questão científica definida. Porém, ainda são pouco conhecidos os debates que relacionam o envolvimento de possíveis interesses político-econômicos na discussão do tema.
References
BAIRD, C. Química Ambiental. 2ª Ed. Bookman: São Paulo, 2006.
BOYES, E.; STANISSTREET, M. The ideas of secondary school children concerning ozone layer damage. Global Environment Change, v. 4, n. 4, p. 311-324, 1994.
C&EN, Ozone Depletion: 20 years after the alarm. Chemical & Engineering (C&EN), News Archive, v. 72, n. 33, p. 8-13, 1994.
EBERSTEIN, I.J. Photodissociation of Cl2O2 in the spring Antartic lower stratosphere. Geophysical Research Letters, v. 17, n. 6, p. 721-724, 1990.
FAHEY, D.W.; HEGGLIN, M.I. Twenty Questions and Answers About the Ozone Layer: 2010 Update, Scientific Assessment of Ozone Depletion: 2010. Geneva, Switzerland: World Meteorological Organization, 2011.
FELÍCIO, R.A.; ONÇA, D.S. Os mitos sobre o ozônio: um resgate das origens da discussão – I. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, p. 01-26, 2012.
FELÍCIO, R.A. Os mitos sobre o ozônio: um resgate das origens da discussão – II. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 9, n. 8, p. 71-99, 2013.
________. “Climate Change” and “Global Warning” – Formatting and New Paradigm for contemporany thought? Ciência e Natura, n. 36, p. 257-266, 2014.
FERREYRA, E. El fraude del ozonio. In: ______. Ecologia: mitos y fraudes, FAEC, México, Cap. 2, 2006.
MOLINA, L.T.; MOLINA, M.J. Production of Cl2O2 from self-reaction of the ClO radical. Journal of Physical Chemstry, v. 91, n. 2, p. 433-436, 1987.
MOZETO, A. A. Química Atmosférica: A Química sobre nossas cabeças. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, v. 13, p. 41-49, 2001.
OLIVEIRA, M.J.; VECCHIA, F.A.S.; CARNEIRO, C. D.R. A Educação no contexto do aquecimento global: Da ignorância e analfabetismo científico ao raciocínio crítico e literacia climática. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 11, n. 4, p. 287-310, 2015.
PELEGRINI, M.; ARAÚJO, W.R.B. Efeito Estufa e Camada de Ozônio sob a perspectiva da interação Radiação-matéria e uma Abordagem dos Acordos Internacionais sobre o clima. Química Nova na Escola, v. 40, n. 2, p. 72-78, 2018.
ROCHA-FILHO, R.C. Camada de Ozônio dá Nobel. Química Nova na Escola, n. 2, p. 10-11, 1995.
SANTOS, K.M.; SANTOS, L.D.; PITANGA, A.F. Assessing the Knowledge of Undergraduate Students in Chemistry on the Possible Depletion of the Ozone Layer. International Journal of Chemistry Education, v. 3, n. 1, p. 036-043, jul. 2018.
SCHIERMEIER, Q. Chemists poke holes in ozone theory. Nature, v. 449, p. 382-383, 2007.
SILVA, R.W.C.; PAULA, B.L. Causa do Aquecimento Global: Antropogênica versus Natural. Terrea Didatica, v. 5, n. 1, p. 42-49, 2009.
STRAHAN, S.E.; DOUGLASS, A.R. Decline in Antarctic ozone depletion and lower stratospheric chlorine determined from Aura microwave Limb Sounder Observations., Geophysical Research Letters, v. 45, n.1, p.382-390, 2018.
TOMASONI, M.A. Mudanças Globais: A problemática do ozônio e algumas de suas implicações. GeoTextos, vol. 7, n. 2, dez. p. 141-178, 2011.
VERSPRILLE, A.N.; TOWNS, M.H. General Chemistry students’ understanding of climate change and the chemistry related to climate change. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 4, p. 603-609, 2015.
VERSPRILLE, A.N.; ZABIN, A.; HOLME, T.A.; MCKENZIE, L.; MAHAFFY, P.; MARTIN, B.; TOWNS, M.H. Assessing Student Knowledge of chemistry and climate science concepts associated with climate change: Resources to Inform teaching and Learning. Journal of Chemical Education, v. 94, n. 4, p. 407-417, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.