Debatendo questões científicas e político-econômicas em torno da depleção do ozônio estratosférico
Palavras-chave:
Ozônio, Depleção Estratosférica, Questões Científicas, Protocolo de Montreal, Questões Político-EconômicasResumo
A passagem dos trinta anos da assinatura do Protocolo de Montreal foi o ponto de partida para iniciarmos uma série de investigações sobre o ozônio, a depleção da camada estratosférica e o banimento do uso gases de refrigeração, conhecidos como CFCs (clorofluorcarbonetos). Publicação recente em outro periódico científico foi motivadora e incentivadora para a escrita deste artigo, que, por meio de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo debater sobre a depleção do ozônio estratosférico, vista por muitos como uma questão científica definida. Porém, ainda são pouco conhecidos os debates que relacionam o envolvimento de possíveis interesses político-econômicos na discussão do tema.
Referências
BAIRD, C. Química Ambiental. 2ª Ed. Bookman: São Paulo, 2006.
BOYES, E.; STANISSTREET, M. The ideas of secondary school children concerning ozone layer damage. Global Environment Change, v. 4, n. 4, p. 311-324, 1994.
C&EN, Ozone Depletion: 20 years after the alarm. Chemical & Engineering (C&EN), News Archive, v. 72, n. 33, p. 8-13, 1994.
EBERSTEIN, I.J. Photodissociation of Cl2O2 in the spring Antartic lower stratosphere. Geophysical Research Letters, v. 17, n. 6, p. 721-724, 1990.
FAHEY, D.W.; HEGGLIN, M.I. Twenty Questions and Answers About the Ozone Layer: 2010 Update, Scientific Assessment of Ozone Depletion: 2010. Geneva, Switzerland: World Meteorological Organization, 2011.
FELÍCIO, R.A.; ONÇA, D.S. Os mitos sobre o ozônio: um resgate das origens da discussão – I. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 8, p. 01-26, 2012.
FELÍCIO, R.A. Os mitos sobre o ozônio: um resgate das origens da discussão – II. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 9, n. 8, p. 71-99, 2013.
________. “Climate Change” and “Global Warning” – Formatting and New Paradigm for contemporany thought? Ciência e Natura, n. 36, p. 257-266, 2014.
FERREYRA, E. El fraude del ozonio. In: ______. Ecologia: mitos y fraudes, FAEC, México, Cap. 2, 2006.
MOLINA, L.T.; MOLINA, M.J. Production of Cl2O2 from self-reaction of the ClO radical. Journal of Physical Chemstry, v. 91, n. 2, p. 433-436, 1987.
MOZETO, A. A. Química Atmosférica: A Química sobre nossas cabeças. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, v. 13, p. 41-49, 2001.
OLIVEIRA, M.J.; VECCHIA, F.A.S.; CARNEIRO, C. D.R. A Educação no contexto do aquecimento global: Da ignorância e analfabetismo científico ao raciocínio crítico e literacia climática. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 11, n. 4, p. 287-310, 2015.
PELEGRINI, M.; ARAÚJO, W.R.B. Efeito Estufa e Camada de Ozônio sob a perspectiva da interação Radiação-matéria e uma Abordagem dos Acordos Internacionais sobre o clima. Química Nova na Escola, v. 40, n. 2, p. 72-78, 2018.
ROCHA-FILHO, R.C. Camada de Ozônio dá Nobel. Química Nova na Escola, n. 2, p. 10-11, 1995.
SANTOS, K.M.; SANTOS, L.D.; PITANGA, A.F. Assessing the Knowledge of Undergraduate Students in Chemistry on the Possible Depletion of the Ozone Layer. International Journal of Chemistry Education, v. 3, n. 1, p. 036-043, jul. 2018.
SCHIERMEIER, Q. Chemists poke holes in ozone theory. Nature, v. 449, p. 382-383, 2007.
SILVA, R.W.C.; PAULA, B.L. Causa do Aquecimento Global: Antropogênica versus Natural. Terrea Didatica, v. 5, n. 1, p. 42-49, 2009.
STRAHAN, S.E.; DOUGLASS, A.R. Decline in Antarctic ozone depletion and lower stratospheric chlorine determined from Aura microwave Limb Sounder Observations., Geophysical Research Letters, v. 45, n.1, p.382-390, 2018.
TOMASONI, M.A. Mudanças Globais: A problemática do ozônio e algumas de suas implicações. GeoTextos, vol. 7, n. 2, dez. p. 141-178, 2011.
VERSPRILLE, A.N.; TOWNS, M.H. General Chemistry students’ understanding of climate change and the chemistry related to climate change. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 4, p. 603-609, 2015.
VERSPRILLE, A.N.; ZABIN, A.; HOLME, T.A.; MCKENZIE, L.; MAHAFFY, P.; MARTIN, B.; TOWNS, M.H. Assessing Student Knowledge of chemistry and climate science concepts associated with climate change: Resources to Inform teaching and Learning. Journal of Chemical Education, v. 94, n. 4, p. 407-417, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.