Vol. 1 No. 03 (2023): DOSSIÊ: AUTENTICIDADE DOS ARQUIVOS DIGITAIS EM PESQUISAS HISTÓRICAS
Organizadora e organizadores
Prof.ª Dr.ª Viviane Barros Maciel (UFJ)
Porf. Dr. Jorge Brandão Pereira (IPCA)
Prof. Me. Jonathan Machado Domingues (Unifesp)
Prof. Me. Luiz Gustavo Martins (UFOP).
O dossiê tem como principal objetivo apresentar estudos e pesquisas que utilizam arquivos digitais como fonte documental, considerando os processos de autenticidade neles presentes. Além disso, também objetiva pensar os acervos digitais e discutir, especialmente, sobre a profissão da comunidade historiadora e sua identidade com o registro de memória. Portanto, a ideia central é provocar o debate sobre a temática entre pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, entre outros), instigando a difusão de informações quanto à autenticidade de arquivos digitais em produções científicas. Para este dossiê, a revista também aceita pesquisas e relatos de experiências arquivistas voltadas para o design digital, para a elaboração de softwares e programação dedicadas à otimização e disponibilização de dados.
Dossiê
-
APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ: AUTENTICIDADE DOS ARQUIVOS DIGITAIS EM PESQUISAS HISTÓRICAS
Visualizações do artigo: 386 pdf (Português (Brasil)) downloads: 244 -
A AUTENTICIDADE DO INAUTÊNTICO: ARQUIVOS DIGITAIS NO ESTUDO DO TEMPO PRESENTE
Visualizações do artigo: 448 pdf (Português (Brasil)) downloads: 296 -
CIRCULATION AND DISPLACEMENT OF IMAGES IN SOCIAL PROTESTS: AN INSIGHT INTO THE PERFORMANCE OF IMAGES FROM THE MÃES DE MAIO MOVEMENT
Visualizações do artigo: 252 pdf (Português (Brasil)) downloads: 202 -
COMO REPRESENTAR A DITADURA CIVIL-MILITAR: PANORAMA DO CINEMA BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS
Visualizações do artigo: 419 pdf (Português (Brasil)) downloads: 301 -
DESVENDANDO O PASSADO: AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS DIGITALIZADOS NA REALIZAÇÃO DE UMA NARRATIVA HISTÓRICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 383 pdf (Português (Brasil)) downloads: 238 -
DIGITALIZAÇÃO E DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS: NOVAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISES SOBRE DOIS REGISTROS DE CÉSAR LATTES NO ACERVO MAST
Visualizações do artigo: 419 PDF (Português (Brasil)) downloads: 134 -
FONTES DIGITAIS: A DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS-CRIMES E AS MORTES NO PRESÍDIO DO SERROTÃO (1991-2008)
Visualizações do artigo: 200 pdf (Português (Brasil)) downloads: 132 -
HIPERTEXTO E O TRABALHO DO HISTORIADOR: POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO MEDIANTE FONTES VIRTUAIS
Visualizações do artigo: 962 PDF (Português (Brasil)) downloads: 485 -
MUSEUMS AND VISITORS: CHALLENGES AND PERSPECTIVES
Visualizações do artigo: 409 pdf (Português (Brasil)) downloads: 175 -
NARRATIVAS E CONTRANARRATIVAS NO MUSEU MUNICIPAL PARQUE DA BARONESA: UM CAMPO DE DISPUTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Visualizações do artigo: 382 PDF (Português (Brasil)) downloads: 212 -
The future of academic research: digital sources, historiographies in media and the past on networks
Visualizações do artigo: 523 PDF (Português (Brasil)) downloads: 393
Artigos
-
SECOND LIFE E METAVERSO: SEMELHANÇAS, DIFERENÇAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Visualizações do artigo: 349 PDF (Português (Brasil)) downloads: 288 -
LOS PUEBLOS INDÍGENAS ANTE EL PARTIDO ACCIÓN NACIONAL Y LA FUNDACIÓN KONRAD ADENAUER. CONSERVADURISMO E INDIGENISMO. UNA MIRADA DESDE LAS IDENTIDADES INTERCULTURALES
Visualizações do artigo: 195 pdf (Português (Brasil)) downloads: 130
Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História
-
Digital in the design of safe “places” case study of a plataform to support victims in cases of bullying in the school environment
Visualizações do artigo: 448 PDF (Português (Brasil)) downloads: 185 -
TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS PESQUISAS EM HISTÓRIA INDÍGENA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Visualizações do artigo: 440 pdf (Português (Brasil)) downloads: 181 -
O USO DAS TDIC EM TEMPOS DE PANDEMIA EM BREVES NO MARAJÓ: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Visualizações do artigo: 470 PDF (Português (Brasil)) downloads: 179 -
“HAPPY VALLEY ISN’T HAPPY ANYMORE”: A TOMADA DA PALAVRA PELOS ANIMADORES NA GREVE DO ESTÚDIO DISNEY (1941)
Visualizações do artigo: 251 PDF (Português (Brasil)) downloads: 193 -
FREUD PARA HISTORIADORES: UMA ANÁLISE DA OBRA DE PETER GAY (1989) E SUAS IMPLICAÇÕES NA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA DA HISTÓRIA
Visualizações do artigo: 673 PDF (Português (Brasil)) downloads: 344 -
RESPONSABILIDADES COLETIVAS E PERSPECTIVAS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL
Visualizações do artigo: 349 pdf (Português (Brasil)) downloads: 287 -
Não se aplica. Digital technology, media and societies’s relations under the perspective of the System’s Theory of Niklas Luhmann
Visualizações do artigo: 525 pdf (Português (Brasil)) downloads: 246 -
RELEVÂNCIA DOS JOGOS DIGITAIS EM METODOLOGIAS ATIVAS: MINECRAFT NO ENSINO TRANSDISCIPLINAR E MULTIMODAL NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO
Visualizações do artigo: 787 pdf (Português (Brasil)) downloads: 244 -
A EXTREMA DIREITA E OS MEMES DE CAVALEIROS MEDIEVAIS: POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL
Visualizações do artigo: 710 pdf (Português (Brasil)) downloads: 466 -
CURTE, COMPARTILHA E SALVA – USO DO INSTAGRAM PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA
Visualizações do artigo: 253 pdf (Português (Brasil)) downloads: 179 -
History and emerging pedagogies of horror punk cultural analysis of songs by Misfits and Zumbis do Espaço
Visualizações do artigo: 594 pdf (Português (Brasil)) downloads: 325 -
Beyond humor: comics and humor cultural history as research objec
Visualizações do artigo: 290 pdf (Português (Brasil)) downloads: 291 -
Relationships between web programming and history teaching considerations on teacher training
Visualizações do artigo: 392 pdf (Português (Brasil)) downloads: 154 -
Possible territories for a meaningful pedagogy: the case of heritage education
Visualizações do artigo: 413 pdf (Português (Brasil)) downloads: 159
Ensaios
-
INTEGRAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA TEORIA DA ATIVIDADE
Visualizações do artigo: 945 pdf (Português (Brasil)) downloads: 385

